A distração causada pelo telefone celular não afeta apenas os motoristas de automóveis. A NTSA (sigla em inglês para Comissão Nacional de Segurança em Transportes dos EUA) emitiu um alerta sobre o uso indevido de celulares e tablets por pilotos a bordo de aviões de todos os portes.
Segundo a comissão, a distração causada pelo celular pode prejudicar a habilidade do piloto em voos operados baseados no visual, impedindo a visualização antecipada de outra aeronave voando nas proximidades. Ou então, o comandante pode deixar passar algum procedimento quando voa utilizando instrumentos.
Não existe ainda uma estatística específica para acidentes aéreos causados por distração pelo celular, mas esse tipo de ocorrência já aconteceu. Em maio de 2014, um piloto privado perdeu o controle de sua aeronave enquanto fazia selfies. O avião caiu em Watkins, no estado do Colorado nos EUA, e o piloto morreu.
Apesar disso, o uso desses aparelhos não é proibido a bordo de aeronaves, mesmo para as tripulações. Existem companhias que utilizam tablets como uma extensão dos instrumentos da aeronaves, com aplicativos de mapas e navegação específicos para a aviação.
Siga o Airway no Twitter