Um Boeing 777-200 da United Airlines perdeu um dos pneus do trem de pouso principal logo após decolar do Aeroporto de San Francisco neta quinta-feira, 7 de março.
O incidente foi gravado por um vídeo e mostra o pneu se soltando segundos após o widebody deixar o solo. A peça acabou atingindo e danificando carros em um estacionamento do próprio aeroporto. Não houve feridos.
O voo UA 35, com destino a Osaka, no Japão, acabou desviado para Los Angeles onde pousou em segurança. Havia 235 passageiros a bordo, além de 14 tripulantes.
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A FAA (Federal Aviation Administration) afirmou que está investigando o incidente em parceria com o Departamento de Polícia de San Francisco.
A United Airlines agradeceu a profissionalismo da tripulação e afirmou que os passageiros seriam acomodados em um novo voo para seguir viagem. Segundo a transportadora, o Boeing 777-200 tem “seis pneus em cada um dos dois suportes da engrenagem principal” e que a “aeronave é projetada para pousar com segurança com pneus danificados ou faltando”.
Segundo incidente do tipo com avião da United em 2024
O novo episódio de um pneu se desprendendo de uma aeronave comercial ocorreu 47 dias depois que um Boeing 757 também da United Airlines passou por uma situação semelhante.
Full HD video of United flight UA35 taking off from San Francisco and losing a wheel @RadarBoxCom pic.twitter.com/nQ64mQLZ2x
— Flight Emergency (@FlightEmergency) March 7, 2024
A aeronave se preparava para decolagem no Aeroporto de Atlanta com destino à Bogotá na Colômbia quando um dos pneus do trem de pouso se soltou ainda no solo.
A tripulação foi alertada por piloto de um outro avião que estava na fila de espera para decolar e acabou voltando ao terminal de passageiros.
Semanas atrás um Airbus A319 da LATAM com destino a Congonhas pousou em Guarulhos após perder um dos pneus do trem de pouso principal ao decolar do Aeroporto Santos Dumont.