A Polônia se juntou à lista de países que avaliam uma possível aquisição do jato de transporte militar C-390 Millennium, da Embraer. A informação foi compartilhada pelo jornalista polonês Marcin Walków, do Money.pl.
Segundo um comunicado do Ministério da Defesa Nacional, o governo está analisando aeronaves que possam fornecer transporte tático, evacuação médica e reabastecimento aéreo.
A Força Aérea da Polônia tem atualmente uma frota de cinco turboélices Lockheed Martin C-130E Hercules recebidos a partir de 2009 e está recebendo outros cinco da variante C-130H, repassados pela Força Aérea dos EUA (USAF).
Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
São todas aeronaves usadas e fabricadas entre os anos 70 e 80. Além disso, a Polônia tem uma frota de 16 Airbus C295 e 23 Antonov An-28.
Uma possível preocupação com a vida útil dos Hercules, sobretudo os C-130E, pode explicar a atual procura por uma aeronave de transporte tático nova e que possa exercer outras missões.
A invasão militar russa à vizinha Ucrânia também pode ter um papel importante numa possível aquisição.
O governo polonês tem investido mais em defesa, incluindo a compra do caça Lockheed Martin F-35 Lightning II e a encomenda de jatos de treinamento e ataque leve KAI FA-50.
Como membro da OTAN, a Polônia também poderia se beneficiar deo apoio de outros clientes do C-390 como Portugal, Holanda, República Tcheca e Hungria.
O governo polonês, no entanto, não citou explicitamente quais aeronaves estão sendo avaliadas devido à “cláusula de sigilo” do assunto.