A Força Aérea da Polônia já conta com o primeiro lote completo de caças leves KAI FA-50GF, ou Bloco 10. As 12 aeronaves foram apresentadas na 23ª Base Aérea em Mińsk Mazowiecki, alinhadas seguindo a ordem de suas designações.
A Polônia assinou um acordo de fornecimento de caças FA-50 com a Korean Aerospace Industries em 2022, englobando 48 aeronaves.
O primeiro lote, cujas entregas foram concluídas no final de 2023, incluem 12 FA-50 seguindo padrões da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF), alguns deles que já estavam prontos.
O segundo lote, com 36 caças leves FA-50PL, será produzido seguindo especificações da Polônia e as entregas terão início em 2025, se estendendo até 2027 ou 2028.
Os FA-50, derivados do jato de treinamento avançado T-50 Golden Eagle, serão usados em apoio aos caças F-16 Fighting Falcon. A Polônia também tem uma encomenda de 32caças de 5ª geração F-35 Lightining II.
A variante FA-50PL, do Bloco 20, contará com equipamentos mais modernos e capazes como um radar AESA PhantomStrike, da Raytheon, o pod designador de alvos AN/AAQ-33 e mísseis AIM-9X e AIM-120, além dos sistemas Link-16 e Identification Facility (IFF), usados pela OTAN.
A aeronave sul-coreana foi desenvolvida com apoio da Lockheed Martin e guarda uma pequena semelhança com o F-16 na porção traseira.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O FA-50 é equipado com um motor General Electric F404 com pós-combustão com empuxo de 17,7 mil libras (79 kN). A velocidade máxima é Mach 1,5 (1.837,5 km/h) e o alcance operacional da aeronave é de 1.800 km.
O peso máximo de decolagem é de 12,3 toneladas, o que permite levar até 4,5 toneladas de armamentos.
Vai sonhando FAB!
Esse avião substituiria nossos AMX?
A FAB não faz por merecer.