Ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Błaszczak confirmou nessa quinta-feira (8), pelo Twitter, que enviou aos Estados Unidos uma solicitação de oferta para adquirir 96 helicópteros de ataque Boeing AH-64E Apache Guardian para a aviação do exército polonês. No informe, o ministro também mencionou a possibilidade de obter transferência de tecnologia da aeronave.
“Outra boa notícia! Enviamos um inquérito aos EUA sobre a aquisição de 96 helicópteros AH-64E Apache na última versão Guardian para as necessidades da Aviação das Forças Terrestres. Junto com os helicópteros, também obteremos transferência de tecnologia”, escreveu o ministro polonês da rede social.
Embora ainda não tenha confirmado a compra dos helicópteros, a afirmação de Błaszczak pode ter encerrado a fase de definição do programa “Kruk” de aquisição de helicópteros para o exército polonês. Outras opções avaliadas foram o Airbus Tiger, Bell AH-1Z Viper e o TAI T-129 ATAK (versão turca do AgustaWestland A129 Mangusta).
VEJA TAMBÉM:
Conheça os helicópteros mais letais do mundo
“Caçador de tanques”, helicóptero russo Mi-35 da FAB vai parar em museu
Inicialmente, o programa Kruk previa a compra de 32 helicópteros de ataque para substituir os antigos Mil Mi-24 poloneses, de origem russa. Agora, com a pretensão de adquirir quase 100 aeronaves, cogita-se que o Exército da Polônia também planeja trocar os modelos PZL W-3 Sokół, produzidos localmente, e os Mi-2 pelo Apache.
Respondendo ao Ministro da Defesa polonês, a Boeing informou que “está honrada pelo governo da Polônia ter selecionado o AH-64E Apache para a nova frota de helicópteros de ataque das Forças Armadas Polonesas. Uma seleção Apache fortalece os laços militares EUA-poloneses, aumentando a interoperabilidade e a cooperação entre a Polônia, o Exército dos EUA e as nações da OTAN. Durante o processo de aquisição, a Boeing estabeleceu parcerias cooperativas significativas entre o governo e a indústria poloneses”.
Qual modelo de helicóptero seria ideal para o Brasil adquirir?
Entendo que não temos perfil para modelos de ataque, que são caros e muitas vezes inadequados para patrulha.
É sempre bom ter aeronaves diversificadas , em vez de ter só um modelo, o que restringiria os mais diferentes tipos de missão necessários para proteção do nosso extenso território. É lamentável que a classe política vê com reservas que nossas Forças Amadas estejam bem equipadas com as mais modernas armas de combate.