Por que um jato Embraer KC-390 da FAB passou 17 dias nos EUA?

Aeronave multimissão esteve entre os dias 5 e 22 de março participando de exercícios e sendo apresentado para clientes não revelados. Força Aérea dos EUA pode ser um deles
O C-390 em Melbourne, Florida
O C-390 ao lado do A-29 e dos jatos executivos Phenom 300E e Praetor 600 em Melbourne, Flórida (Embraer)

A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) levaram um jato KC-390 Millennium para um longo período de estada nos Estados Unidos em março.

A fabricante divulgou a visita dizendo que a aeronave multimissão foi apresentada a uma “lista diversificada de convidados, de autoridades governamentais, oficiais militares, clientes em potencial a parceiros”.

O evento ocorreu entre os dias 18 e 19 de março, em suas instalações em Melbourne, na Flórida, onde ela concentra atividades da divisão de Aviação Executiva.

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A aeronave KC-390 FAB 2858 chegou aos Estados Unidos em 5 de março com destino a Alexandria, na Louisiana.

C-390 Millennium
C-390 Millennium (Embraer)

A partir do Aeroporto Internacional de Alexandria, a aeronave de transporte militar realizou diversos voos entre 7 de março e 15 de março, que teriam envolvido exercícios militares.

De lá o jato seguiu para Melbourne para participar do programa da Embraer e que contou ainda com o turboélice A-29 Super Tucano e os jatos executivos Phenom 300E e Praetor 600.

Foi a primeira vez que o C-390 e o A-29 estiveram em Melbourne. Apesar disso, o Super Tucano é montado em uma unidade em Jacksonville, que fica a cerca de 280 km de distância.

“O A-29 Super Tucano tem sido uma parte importante da nossa presença industrial na Flórida, há mais de 10 anos, e vemos grandes oportunidades para ambas as aeronaves no mercado, incluindo a possibilidade de trazer o C-390 para cá também”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O KC-390 com uma lança de reabastecimento aéreo, equipamento padrão da USAF
O KC-390 com uma lança de reabastecimento aéreo, equipamento padrão da USAF (Embraer)

C-390 para a Força Aérea dos EUA?

A presença do KC-390 da FAB nos Estados Unidos sugere que a Embraer pode ter iniciado um esforço junto com seu parceiro L3 Harris para mostrar as qualidades da aeronave à Força Aérea dos EUA (USAF).

Em setembro de 2022, as duas empresas anunciaram uma parceira para oferecer a aeronave como uma alternativa para reabastecimento aéreo em missões táticas.

Chamado de “Agile Tanker” (Avião-tanque ágil), o C-390 proposto incorpora uma lança de reabastecimento aéreo, padrão utilizado pela USAF.

A despeito da oferta, o Departamento de Defesa dos EUA ainda não emitiu um requerimento formal para uma aeronave desse tipo.

A declaração de Bosco Junior, no entanto, mostra que a empresa brasileira está disposta a produzir o C-390 Millennium na América do Norte, um requerimento comum em projetos estrangeiros selecionados pelas forças armadas dos Estados Unidos.

 

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  1. Os americanos devem ter roubado o maior número de ideias possíveis do avião e o brasileiros ficaram abanando o rabo, cães vira-latas que são.

  2. caro editor, a aeronave esteve presente nos EUA para participar do exercício “Storm Flag” com a participacao da USAF e Suécia com dois C-130 partindo do aeroporto internacional de Alexandria (AEX). E realizando o transporte de cargas e pouso em pista semi preparada em uma base do US Army. jamais pousaram em Pensacola, e como aproveitamento de missão se dirigiram até a sede da Embraer em Melbourne onde foi apresentada a diversos potenciais clientes.

  3. Ótima relação do Itamaraty (Governo Lula) e equipe de vendas da fabricante RECOLOCOU a Embraer no jogo !
    Lembremos que aquele inelegível, em 2019 tentou dar de Bandeja a preço de banana nossa estratégica Embraer a Boeing, olhem a tragédia que teria sido!!

  4. (Resposta para: Luiz)
    Amigo, A expansão da produção de uma aeronave em outros lugares ajuda nas vendas pois despertar o interesse já que a fábricao local está garantida, e na prática eles fabricará os C-390 sob licença,
    E outra coisa, seu comentário teve um tom meio isolacionista, mas entenda algo, os EUA tem empresas que podem produzir aviões iguais ou semelhantes ao C-390 como o próprio Hércules e o Super Hércules, então não faz o menor sentido dizer que eles estão roubando Tech, pois na prática eles não precisam pois já é algo que eles dominam a muito tempo, não sou vira-lata ao dizer isso apenas e uma análise lógica,
    Fora que esse tipo de comportamento da sociedade brasileira, que acaba fazendo o país não ir pra frente e afinal não querem conquistas, querem isolamento e não acreditam no potencial da indústria interna, eu me pergunto ser o que destrói a nossa indústria bélica, se é os políticos ou ser e as reclamações e desacreditadas do povo, bem de qualquer forma espero que ao menos leia isso pois muito não conseguem ler tantos fatos.

  5. Ao Luiz C. Antunes : que comentário irracional, típico daqueles que acham que quem está lá é o “messias”, o “salvador da pátria”. Ledo engano e muito pelo contrário, basta estudar história para ver o que eles costumam fazer quando estão no poder.
    Ao Luiz ( será o mesmo? ): os EUA dominam a produção de aeronaves há décadas, aliás, eles projetaram e construíram o maior cargueiro militar (C-5 Galaxy) a reação do ocidente no fim da década de 1960, isso sem contar o C-141, o C-17 e outros. Antes de falar “abobrinhas”, procure pesquisar sobre determinado assunto.

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