Porto Alegre pode voltar a ter voos para os EUA

Azul está negociando ligar a capital gaúcha com Orlando e Fort Lauderdale caso consiga isenções tributárias no Rio Grande do Sul
Airbus A330-900neo da Azul
Airbus A330-900neo da Azul (Denmen Aviation Photography/CC)

A Azul está em negociações com o governo do Rio Grande do Sul para ter novos voos no estado nos próximos dois anos caso consiga isenção tributária do ICMS, segundo a coluna de Giane Guerra no jornal Zero Hora.

O plano apresentado pela empresa, denominado “POA Na Proa”, prevê o aumento de 22 para 34 voos diários saindo da capital gaúcha em seis meses. Em dois anos a empresa teria 55 voos diários para 35 destinos nacionais e internacionais, contra 17 atualmente.

Entre os destinos apresentados estão Florianópolis, três no Uruguai – Montevidéu, Punta del Este e Rivera – e dois nos Estados Unidos: Fort Lauderdale e Orlando.

Além dos novos voos, a Azul afirma que pretende criar 350 empregos, mais 500 indiretos, e a abertura de 10 lojas no estado.

Os investimentos seriam condicionados à demanda, câmbio e disponibilidade de aeronaves, além da isenção tributária, em discussão na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O acordo tributário está sendo usado como moeda de negociação entre estados e companhias aéreas para ampliação dos voos, sobretudo internacionais, em troca de redução do ICMS em voos domésticos.

Retorno das ligações POA-Estados Unidos

Caso os planos da Azul se efetivem, a empresa será a primeira brasileira a ligar diretamente Porto Alegre com os Estados Unidos. Um dos grandes incentivos é a pista do Aeroporto Salgado Filho, ampliada e apta a receber voos sem restrições dos Estados Unidos e da Europa.

American Airlines 767-300ER
A American Airlines sempre operou para Porto Alegre com o Boeing 767-300ER (Aeroprints)

No passado, a capital gaúcha já teve voos da American Airlines em duas ocasiões: entre 1997 e 1998, inicialmente ligando Porto Alegre com Nova York via Rio de Janeiro (AA972/973), posteriormente trocando para Dallas via São Paulo (AA964/965).

Em 22 de novembro de 2013, a empresa lançou o triangular (AA203) Miami-Curitiba-Porto Alegre-Miami, em voos diários com o Boeing 767-300ER.

Os voos duraram até fevereiro de 2016, devido à crise econômica e as frequentes panes dos aviões que operavam na rota, gerando reclamação dos passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Primeiro P-8A Poseidon da Alemanha

Primeiro P-8A Poseidon da Alemanha é revelado

Related Posts