Portugal aprova compra de 12 aviões A-29N Super Tucano da Embraer

País será o primeiro na Europa a operar o turboélice de treinamento, que terá “padrão OTAN”. Indústria portuguesa participará do acordo de mais de R$ 1,25 bilhão
Portugal deve se tornar o primeiro cliente do A-29N
Portugal deve se tornar o primeiro cliente do A-29N

O governo de Portugal anunciou o investimento de 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,25 bilhão) para a aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano da Embraer nesta sexta-feira, 12 de dezembro.

Uma resolução do conselho de ministros aprovou o investimento na frota de aeronaves de treinamento avançado e apoio aéreo aproximada na variante que atende às especificações da OTAN.

O valor inclui ainda um simulador de voo, componentes de reserva, e serviços. A fabricação das aeronaves contará com participação da indústria aeroespacial portuguesa, mas ainda não está claro qual será o grau de envolvimento.

A Embraer possui instalações importantes em Portugal, como a empresa OGMA, e já havia anunciado investimentos para que o suporte ao A-29 e também ao C-390 para clientes europeus seja feito no país.

Sede da OGMA em Alverca, em Portugal
A OGMA é um dos maiores centros de manutenção de aeronaves da Europa (OGMA)

Primeiro cliente do Super Tucano na Europa

A compra do A-29N por Portugal já era aguardada desde julho quando o Conselho de Ministros havia iniciado discussões técnicas e financeiras com a Embraer.

Com o futuro acordo a ser assinado, Portugal se tornará o primeiro cliente do Super Tucano na Europa, uma meta que demorou a ocorrer já que a aeronave está em serviço outros países desde 2003.

O Super Tucano é operado em várias partes do mundo, mas não na Europa (FAB)
O Super Tucano é operado em várias partes do mundo, mas não na Europa (FAB)

A variante A-29N foi concebida justamente para superar esses obstáculos e incorpora equipamentos e sistemas que permitem que ela interaja com outras aeronaves da OTAN.

A Embraer estaria negociando a venda do Super Tucano para a Holanda, mas até o momento não se sabe o status das conversas.

Até a publicação deste artigo, a Embraer não havia divulgado um comunicado a respeito.

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