Com apenas três A321XLR com motores CFM Leap-1A entregues até aqui, a Airbus já prevê que a primeira aeronave com turbofans Pratt & Whitney seja entregue.
Em entrevista coletiva recente, Christian Scherer, CEO da divisão de aviação comercial, afirmou que a entrega do A321XLR com motores GTF é “iminente”.
A variante A321-271NY ainda não recebeu a certificação de tipo ainda, o que é aguardado para este trimestre, inicialmente pela EASA, autoridade europeia de aviação civil.
Já o A321-253NY, com motores CFM Leap-1A, foi aprovado em julho do ano passado e a primeira entrega ocorreu no final de outubro, para a Iberia.
A Airbus também entregou dois A321XLR para a Aer Lingus, da Irlanda. Ao todo, a fabricante tem cerca de 500 pedidos da versão, incluindo da LATAM.
Três jatos perto da entrega
Segundo a Flight Global, a Wizz Air será a primeira cliente a receber o A321XLR com motores PW1133GR-JM, a versão do GTF específica para a variante.
A companhia aérea de baixo custo tem 47 pedidos do modelo e um avião, MSN 11631, já está perto da conclusão na fábrica da Airbus em Hamburgo, Alemanha.
Outros clientes que deverão receber o A321XLR em breve são a JetBlue e a Qantas. Nenhum deles voou ainda em teste, até onde se sabe.
O motor GTF tem passado por persistentes problemas desde que entrou em serviço equipando aeronaves como a família A320neo, o A220 e a série E2, da Embraer.
A Pratt & Whitney já corrigiu esses defeitos, porém, o processo de recall tem sido lento por falta de oficinas capazes de realizar as modificações necessárias.
Com isso, muitos aviões estão estacionados, causando prejuízos aos seus operadores.