Primeira fábrica de eVTOL do mundo: Eve e Embraer anunciam planta em Taubaté

Unidade da Embraer no interior de São Paulo será ampliada para abrigar a linha de produção dos “carros voadores” da Eve Air Mobility
Planta da Embraer em Taubaté é preparada para abrigar a linha de produção da Eve (Embraer)

Taubaté, no interior de São Paulo, será a primeira cidade do Brasil e do mundo a contar com uma fábrica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A escolha do local foi anunciada hoje (20) pela Embraer e a Eve Air Mobility, a marca de “carros voadores” da fabricante brasileira.

A linha de produção de eVTOLs da Eve será instalada em uma área ampliada no perímetro da planta industrial da Embraer em Taubaté. A instalação da nova fábrica ainda está sujeita a aprovação das autoridades locais.

De acordo com a Embraer, a fábrica em Taubaté está numa posição estratégica em questões logísticas, com fácil acesso por meio de rodovias e uma linha ferroviária. O local também também está próximo à sede da fabricante em São José dos Campos e das equipes de engenharia e recursos humanos da Eve.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O voo inaugural do eVTOL da Eve está programado para 2024 (Eve)

“Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística”, disse André Stein, co-CEO da Eve. “Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade.”

“Essa decisão está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor.”

A construção da fábrica da Eve conta com a consultoria da Porsche Consulting, que trabalha em parceria com a Embraer desde maio de 2022. A empresa alemã auxilia a fabricante brasileira na definição de estratégias de montagem, cadeia de suprimentos e logística de produção do eVTOL.

eVTOL da Eve já acumula quase 3.000 pedidos (Embraer)

“Estamos focados em alcançar os mais altos níveis de excelência na fabricação do eVTOL por meio dos constantes aprendizados e uma abordagem inovadora. Após extensa pesquisa em conceitos avançados de produção e inovação por mais de um ano, estamos preparados para estabelecer nossa primeira fábrica para a produção do eVTOL. Com confiança em nossas capacidades, estamos preparados para expandir de forma eficiente e sustentável o volume de produção para atender às demandas de um mercado em crescimento”, acrescentou Alice Altissimo, Vice-Presidente de Gerenciamento de Programas e Operações da Eve.

O voo inaugural do eVTOL da Eve está programada para 2024, em preparação para a estreia comercial do aparelho no ano seguinte. A divisão de mobilidade aérea urbana da Embraer também trabalha no desenvolvimento de todo ecossistema para suportar o novo modal de transporte, como sistemas de gerenciamento de tráfego, estações de recarga elétrica, portos de embarque e desembarque de passageiros, entre outros.

Total
0
Shares
Previous Post

De olho em certificação europeia, Cessna SkyCourier faz tour pelo Velho Continente

Next Post
O primeiro voo do 14-Bis aconteceu em 12 de novembro de 1906. O aparelho voou por 220 metros (Fotos - Domínio Público)

150 anos de Santos Dumont: conheça as máquinas voadoras do “Pai da Aviação”

Related Posts
Total
0
Share