Taubaté, no interior de São Paulo, será a primeira cidade do Brasil e do mundo a contar com uma fábrica de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A escolha do local foi anunciada hoje (20) pela Embraer e a Eve Air Mobility, a marca de “carros voadores” da fabricante brasileira.
A linha de produção de eVTOLs da Eve será instalada em uma área ampliada no perímetro da planta industrial da Embraer em Taubaté. A instalação da nova fábrica ainda está sujeita a aprovação das autoridades locais.
De acordo com a Embraer, a fábrica em Taubaté está numa posição estratégica em questões logísticas, com fácil acesso por meio de rodovias e uma linha ferroviária. O local também também está próximo à sede da fabricante em São José dos Campos e das equipes de engenharia e recursos humanos da Eve.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística”, disse André Stein, co-CEO da Eve. “Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros ao mercado e ser altamente competitivos em eficiência de produção. A nova linha de montagem está sendo projetada para priorizar segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade.”
“Essa decisão está alinhada ao nosso plano estratégico de crescimento baseado em inovação e sustentabilidade”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de Mobilidade Aérea Urbana e reforçamos nosso compromisso com a Eve como uma das principais empresas desse setor.”
A construção da fábrica da Eve conta com a consultoria da Porsche Consulting, que trabalha em parceria com a Embraer desde maio de 2022. A empresa alemã auxilia a fabricante brasileira na definição de estratégias de montagem, cadeia de suprimentos e logística de produção do eVTOL.
“Estamos focados em alcançar os mais altos níveis de excelência na fabricação do eVTOL por meio dos constantes aprendizados e uma abordagem inovadora. Após extensa pesquisa em conceitos avançados de produção e inovação por mais de um ano, estamos preparados para estabelecer nossa primeira fábrica para a produção do eVTOL. Com confiança em nossas capacidades, estamos preparados para expandir de forma eficiente e sustentável o volume de produção para atender às demandas de um mercado em crescimento”, acrescentou Alice Altissimo, Vice-Presidente de Gerenciamento de Programas e Operações da Eve.
O voo inaugural do eVTOL da Eve está programada para 2024, em preparação para a estreia comercial do aparelho no ano seguinte. A divisão de mobilidade aérea urbana da Embraer também trabalha no desenvolvimento de todo ecossistema para suportar o novo modal de transporte, como sistemas de gerenciamento de tráfego, estações de recarga elétrica, portos de embarque e desembarque de passageiros, entre outros.