A primeira piloto de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), a Capitão Aviadora Carla Borges, agora também é a comandante do VC1-A, o avião presidencial do Brasil. A militar, primeira mulher da Aeronáutica a assumir esse posto, comandou a aeronave nessa quinta-feira (22), no voo entre Brasília e São Paulo, transportando o presidente Michel Temer.
Antes de assumir o comando da aeronave presidencial, um Airbus A319 com configuração executiva, a militar cumpriu 150 horas de voo de treinamento e outras 60 horas em simulador nos últimos seis meses. “É muito além do que eu imaginava. Estou orgulhosa de ter chegado aonde eu cheguei. É uma conquista muito grande para mim”, comentou a Carla.
Antes de embarcar, Temer declarou que “as mulheres das forças armadas representam um papel extraordinário” e destacou a segurança no voo. “É com muita satisfação que hoje vamos fazer este voo sob o comando da Capitão Carla”, afirmou o presidente da república. “Espero que outras colegas possam pilotar o avião presidencial”, acrescentou.
“Super-pilota”
A Capitão Carla é protagonista de uma série de pioneirismos com a FAB. Em 2005, se tornou a primeira mulher a integrar o Esquadrão Escorpião, em Boa Vista (RR), que emprega o Embraer A-29 Super Tucano. Já em 2011, foi enviada a linha de frente da aviação de combate, comandando o caça A-1.
Em pouco mais de dez anos de carreira, a militar acumulou mais de 1.500 horas de voo no comando de nove modelos diferentes de aeronaves, como o T-25 Universal, de treinamento básico, até o Airbus presidencial, maior avião que já comandou.
“A diferença é muito grande. O tipo de voo é diferente. A aviação de caça tem um voo com objetivos diferentes. Na aviação do transporte de autoridades, preza-se mais pela tranquilidade do voo. É muito mais cuidadoso para evitar qualquer tipo de distúrbio, turbulências, para realmente dar conforto para a autoridade, que muitas vezes está trabalhando a bordo”, explicou a capitão.
O A319 presidencial, batizado de “Santos-Dumont”, em uso desde 2005 na FAB tem uma configuração diferenciada que permite mais autonomia, mas é semelhante ao A319 utilizado na aviação comercial. “É uma aeronave muito automatizada, então necessita de um estudo muito grande, um preparo, de como funciona cada equipamento, como interage com os demais”, explica a aviadora.
Piloto do presidente
De acordo com o Comandante do Grupo de Transporte Especial (GTE), Coronel Marcos Aurelio Vilela Valença, para atuar nesta unidade o perfil do aviador precisa atender a determinados requisitos. “Buscamos pilotos que tenham uma maturidade profissional”, explica o militar. Normalmente, os aviadores aceitos estão no posto de capitão ou major. Cada integrante pode permanecer por até sete anos neste quadro de tripulantes.
Mulheres na FAB
A FAB recebeu a primeira turma feminina em 1982. Atualmente, de acordo com dados de dezembro deste ano do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), a corporação conta com 11 mil mulheres, o que representa 16% de todo o efetivo.
Segundo a FAB, as mulheres estão em todas as aviações (caça, transporte, helicóptero, reconhecimento, busca e salvamento e patrulha). Assim como a Capitão Carla, as primeiras aviadoras formadas pela Academia da Força Aérea (AFA) em 2006 estão na primeira linha de suas divisões.
Em outubro deste ano, a Capitão Aviadora Joyce de Souza Conceição tornou-se a primeira piloto brasileira a pousar no continente antártico. Outra aviadora de destaque é Capitão Adriana Gonçalves, piloto da maior aeronave em operação atualmente na FAB, o Boeing 767.
Veja mais: Conheça os aviões de transporte de autoridades da FAB
Muito interessante, parabéns à Capitão Borges, certamente um orgulho para a FAB.
Parabéns!!!
boa tarde !
Orgulho, esperança, do verbo esperançar para o Brasil, PARABÉNS capitão borges
Acompanho a aviação em todo no mundo…..em Israel e no Afeganistão judias e árabes são o terror de terrorista em terra….Parabéns Capitã!….chegará um dia em que não, nem se mencionará a capacidade das mulheres!
Existe muita responsabilidade é profissionalismo envolvidos neste resultado que é assumir tal posição e cumprir está missão.
Uma piloto de caça fica feliz em ter que dirigir um ‘ônibus’?
Linda, maravilhosa e perfeita. Esses são apenas poucos dos vários elogios que gostaria de dizer pessoalmente, pois meu sonho sempre foi ser pilota mais joguei fora a única oportunidade que tive. Por isso parabéns que Deus te abençoe e traga cada vez mais sucesso ???
Parabéns fico muito feliz em saber que uma mulher chegou a este nível, fico muito contente quando vejo que tem uma mulher exercendo uma função dominada por homens, mais uma vez parabéns.
Parabéns à Capitã (não capitão) pelo seu trabalho e proficiência. Vamos acabar com a discriminação de gêneros de uma vez por todas.
Parabéns à Capitã (não Capitão)!!
Parabéns capitã Carla, você e um orgulho não só para a FAB, mas para todos nos Brasileiros, você e um exemplo claro de que jamais devemos desistir dos nossos sonhos.
Show de bola!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quando sair da FAB,tem emprego certo na TAM ou AZUL (Digo isto pois eles amam militares) 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂