A companhia aérea Gol confirmou o recebimento de seu primeiro jato Boeing 737 MAX 8 para a próxima sexta-feira (29). A aeronave, que virá dos Estados Unidos, vai chegar ao Brasil pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte-Confins. A empresa será a segunda da América do Sul a receber o avião de nova geração da fabricante norte-americana, que já é operado na região com a Aerolíneas Argentinas, inclusive em voos para o mercado brasileiro.
A Gol já confirmou que vai utilizar o 737 MAX em rotas para os EUA a partir de novembro. Serão quatro voos diários partindo de Brasília (DF) e Fortaleza (CE) para Miami e Orlando. Antes da companhia estrear o novo avião em rotas internacionais, o modelo deve primeiro ser aplicado em rotas domésticas para adaptação de tripulantes. A empresa, porém, ainda não definiu uma data para a estreia do novo jato no mercado nacional.
A encomenda da Gol inclui 120 aeronaves da Boeing, todos da versão 737 MAX 8. As entregas devem ser concluídas até 2027, ano em que toda frota da companhia já deverá ser composta somente por jatos da nova geração. A frota da empresa brasileira atualmente é composta pelos modelos 737-700 e 737-800 da geração anterior, a família Next Generation.
Novo avião para novas rotas
A Gol vai iniciar no Brasil uma nova prática da aviação comercial que aparece como uma das principais tendências no mercado mundial. Com a redução do consumo de combustível, jatos de um corredor normalmente usados em trechos domésticos, agora podem voar por maiores distâncias, inclusive com capacidade para cruzar oceanos.
Com essa nova performance, aviões considerados pequenos agora podem voar sem escalas em trechos que antes eram realizados somente por jatos de grande porte, oferecendo menores custos para companhias aéreas. Esse movimento é o nascimento de uma nova opção de baixo custo na aviação para viagens internacionais de média distância.
O novo Boeing 737 MAX 8 encomendado pela Gol é um desses aviões. A nova versão do tradicional jato americano é cerca de 15% mais econômico em consumo de combustível comparado ao modelo da geração anterior.
As atualizações da nova série MAX, que incluem motores de nova geração e a introdução de novos winglets nas asas, permite ao modelo 737 MAX 8 percorrer até 6.570 km, mais de 1.100 km que 737-800.
O novo 737 MAX da Gol será configurado com 186 assentos, porém nem todos serão ocupados. As poltronas iniciais da aeronave formam o que a companhia chama de “classe Gol Premium”, com distância ampliada entre fileiras, reclinação até 50% maior do que os assentos padrões da classe econômica, e a poltrona no meio da fileira bloqueada. Os jatos também contarão com sistema via satélite para acesso à internet.
Veja mais: Fundador da Azul pode lançar mais uma companhia aérea nos EUA
Alguém sabe se a Gol tem interesse no B787 ou talvez 797? Seria muito interessante não acham?
Na verdade não, a GOL segue um padrão operacional com uma única aeronave. Assim não precisa treinar mecânicos, tripulantes, pilotos em varias equipamentos, nem ter estoque de peças variadas, nem nada. O 797 deve vir a mercado em 2030, até la pode ser que o panorama mude, e talvez haja demanda para 240-270 assentos. Mas hoje, pra GOL 160-180 assentos é o melhor negocio.
Com a renovação da frota por 737-800 MAX os modelos 700 tbm vai sair da frota ?. Pois nenhum 700 da Gol é novinho, será que ate 2027 a Gol colocara na frota o modelo 700max ou algum outro modelo ?. Agora na minha opinião da Gol poderia colocar 787 na frota e colocar voo para Europa , ate pq hj nenhuma cia brasileira tem e seria um diferencial comparado a concorrencia ou então colocaria na frota os novos E2 no lugar dos 737-700 e voos para EUA o tão falado 737-10 .
Vocês vêem alguma possibilidade de, ao menos no médio prazo, que a Gol venha a implementar um vôo FOR-LIS com essas novas aeronaves?