Pousou na base aérea de Moody, nos Estados Unidos, o primeiro A-29 Super Tucano encomendado pela USAF. O aparelho, o primeiro de 20 encomendados junto à Embraer e montado nos EUA em parceria a empresa Sierra Nevada, será usado no treinamento de pilotos afegãos no programa de Apoio Aéreo Leve (LAS) da força americana.
Segundo a USAF, 30 pilotos e 90 membros da manutenção afegãs usarão o avião brasileiro para se prepararem para combater rebeldes no país.
O A-29 tomará o lugar de helicópteros Mil Mi-35, que estão sendo aposentados. “Especificamente, a missão será substituir é o Mi -35, que é um helicóptero de ataque “, disse o Tenente Coronel Jeffrey Hogan, comandante do programa. ” Mas realmente esta aeronave é um salto monumental em recursos para a força aérea afegã. Ele vai nos permitir fazer substituir o Mi -35 e o fará de uma forma muito melhor”. completou.
O Super Tucano está em serviço há mais de 10 anos em nove países e já teve 170 dos 210 exemplares encomendados entregues.
sabem quando a tam vai ser uma empresa aérea de verdade tipo varig etc, QUANDO PAPAI NOEL VIER A TERRA, ALI SO TEM PILANTRAS
O A-29 Super Tucano é um avião de combate já testado por diversos países, que em comparação com Helicoptero de combate Mi-35, é muito mais rápido, mais eficidente e mais difícil de ser abatido, não sei dizer quanto ao poder de fogo, e mais barato no preço de aquisição e manutenção.
No Afeganistão, vai mostrar a sua eficiência, numa situação real de guerra, e com certeza a Força Aérea Americana vai adquirir um quantidade muito maior do que 20 unidades, uma pena que o Governo do Brasil, infelismente não faz força nenhuma para divulgar o que também sabe fazer de melhor.