A Airbus realizou o voo inaugural do primeiro A220 produzido na unidade de Mobile, nos EUA, nesta terça-feira, 2. A aeronave, um modelo A220-300, será entregue para a Delta Air Lines, que tem uma encomenda de 50 unidades, além de 45 jatos A220-100.
A produção do A220 nos EUA é uma estratégia da fabricante europeia de reduzir as restrições e sobretaxas dos EUA a seus produtos. Inaugurada em 2015, a unidade da Airbus em Mobile já monta a família de jatos A320 para atender principalmente pedidos de companhias aéreas norte-americanas.
Após adquirir o programa C Series da Bombarider, a Airbus decidiu ampliar a unidade no estado do Alabama para aumentar o ritmo de produção do A220, que só era produzido no Canadá.
A Airbus também está utilizando Mobile para montar os A220 que serão entregues para outra companhia aérea dos EUA, a JetBlue. E há também um pedido da Breeze Airways, nova empresa fundada por David Neeleman, que compreende 60 aeronaves.
“A expansão de nossa produção de aeronaves comerciais em Mobile, da família A320 para a A220, solidifica ainda mais a posição da Airbus como um fabricante de aeronaves verdadeiramente global e confirma que a Airbus continua sendo uma parte importante do cenário industrial americano”, afirmou Paul Gaskell, presidente do programa A220 nos EUA em abril, quando uma nova ala foi inaugurada na unidade.
Em janeiro, a fabricante europeia assumiu as ações da Bombardier no programa A220 e pode ter a totalidade do projeto no futuro quando o governo da Província do Quebec decidir se ficará na sociedade ou não. Até abril, o A220 possuía 642 pedidos dos quais 113 haviam sido entregues para oito clientes.
Veja também: Itapemirim revela maquete do Airbus A220 com as cores da empresa