O primeiro jato Airbus A320neo da companhia Azul, matrícula PR-YRA e nomeado “Vida Azul”, pousou no Brasil nesta quinta-feira (20). A aeronave, proveniente de Toulouse, na França, onde fica a fábrica da Airbus, chegou ao país pelo Aeroporto Internacional de Confins (MG). Segundo a empresa, a nova aeronave será utilizada em destinos de alta densidade, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre.
“Esta aeronave, de maior capacidade operacional, permitirá à Azul ampliar ainda mais a oferta de assentos em rotas estratégicas”, contou Antonoaldo Neves, presidente da Azul. A empresa, no entanto, ainda não definiu uma data para a estreia comercial de seu primeiro A320neo, configurado com 174 assentos e sistema de entretenimento com televisão ao vivo.
Em 2014, a Azul anunciou a encomenda de 63 A320neo à sua frota. O primeiro jato está sendo adquirido pela Azul por meio da empresa de leasing GE Capital Aviation Services (GECAS). Esse é o primeiro narrow body da companhia fabricado pela Airbus. Além do A320neo, a Azul conta com cinco jatos A330, dedicados às operações internacionais.
A320neo no Brasil
A Azul é a terceira companhia brasileira que recebeu o A320neo, nova geração da tradicional família A320. Os outros operadores são Latam Airlines e a Avianca Brasil.
O grande atrativo do A320neo são os recursos que ajudam a reduzir em 15% o consumo de combustível. São eles os novos motores, de maior eficiência, e os sharklets, dispositivos aerodinâmicos instalado nas pontas das asas.
Veja mais: Robô co-piloto é testado nos EUA
Porque todo avião novo que chega para uma cia aérea Brasileira, sempre aterrisa em CNF? Lá também é tipo um “Centro de Nacionalização de aeronaves”?
Boa pergunta
Pelo o que eu sei o tramite lá é mais rápido do que gru e gig, pelo movimento menor, dessa forma a nacionalização da aeronave ocorre mais rápido!!!
O Embraer 190/195 é um narrow-body.
A definição em narrow-body é um avião de corredor único (B737, A320, F100, E-Jets).
Já Wide-body são aviões com dois corredores (B747, MD11, 777, 787, 330, 340).
Logo, o A320n não e o primeiro narrow da Azul.
Caro Flavio, não dizemos isso no texto.
Está escrito “primeiro narrow-body da companhia fabricado pela Airbus”…
Na verdade é Aeroporto Internacional de Confins. Não de Belo Horizonte. Confins é uma cidade da região metropolitana.
Os Boeings novos da Gol vindo da fábrica nos EUA pousam em CNF porque o Centro de Manutenção da Gol é lá. Eles ficam lá até obter a liberação para voar. Já das outras empresas eu acredito que seja por causa de documentação ser mais rápida de obter em CNF
CNF é o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, situado na região metropolitana de BHZ, MG, BR.
As long as I Know, CNF é o local de todos os trâmites burocráticos para a nacionalização de aeronaves, uma vez que prima pela excelência e melhor experiência.
Att.
A carga tributária em CNF é mais baixa para a importação de aeronaves devido a um incentivo fiscal do governo mineiro.
Isso mesmo! Nacionalização do avião em menos de 1 hora ! Já em campinas demora 1 semana
Confins é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.
Sua população em 2015 era estimada em 6.478 habitantes.[3] Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). É onde se encontra o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, principal porta de entrada de MG e ponto de ligação de Belo Horizonte com o Brasil e o mundo. É o 5º aeroporto mais movimentado do país e está em operação desde 1984.
Em Confins está localizado também o Aeroporto Industrial de Belo Horizonte, primeiro aeroporto industrial do Brasil.
Como temos leitores “meticulosos” neste site. Um reclama do termo “narrow-body” outro reclama do aeroporto que não é de BH e sim de Confins, faça-me o favor, vamos falar de coisas importantes.
@Thiago Vinholes: Na legenda da foto está “O A320neo é o primeiro avião narrow-body adquirido pela Azul (Airbus)”, sugerindo que é o primeiro narrow-body da empresa.