A Acropolis Aviation, operadora de fretamento de alto luxo do Reino Unido, recebeu hoje, 2 de março, o primeiro Airbus ACJ320neo com interior executivo concluído. A cabine da aeronave, que é derivada do jato comercial A320neo, foi preparada pela empresa suíça AMAC Aerospace, na Basileia.
A conclusão do interior do primeiro ACJ320neo (matrícula G-KELT) aconteceu pouco mais de um ano após a aeronave ter sido enviada à sede da AMAC, que tem longa experiência na criação de cabines luxuosas para aviões executivos.
Elaborado pelo estúdio de design francês Alberto Pinto, o interior do primeiro ACJ320neo acomoda até 19 passageiros. A cabine do jato possui sala de estar e de jantar, cozinha e uma suíte privada com o maior chuveiro “já instalado em uma aeronave de corredor único da Airbus”, diz a Acropolis.
O jato também conta com um sistema de entretenimento com “centenas de filmes e programas de TV” que podem ser visualizados em 19 tables individuais e quatro telas em toda a cabine, acrescenta a empresa britânica. A aeronave ainda possui conexão de internet de alta velocidade por meio de banda Ka, via satélite.
“Estamos absolutamente encantados com a alta qualidade de mão de obra na criação do G-KELT”, diz Jonathan Bousfield, presidente da Acropolis. “A AMAC Aerospace criou algo muito especial, que estabelecerá novos padrões de conforto e bem-estar no mercado de fretamentos VVIP, utilizando totalmente o espaço da cabine.”
Aviação executiva VVIP
Jatos executivos derivados de aviões comerciais podem voar mais longe pois contam com mais tanques de combustível em vez de compartimentos de bagagens. O ACJ320neo leva essa premissa ainda mais adiante ao incorporar as novidades tecnológicas da família A320neo, focadas na redução do consumo de combustível, como os motores mais eficientes e os novos winglets nas asas. Segundo a Airbus, o novo jato é até 15% mais eficiente que o A320 de primeira geração.
O novo jato da Airbus Corporate Jets (ACJ) pode percorrer 12.500 km ou permanecer voando por mais de 15 horas, o suficiente para viajar de São Paulo até Dubai sem escalas. Esse desempenho é alcançado quando a aeronave transporta oito passageiros. Com capacidade máxima, de 25 passageiros, a autonomia é reduzida para 11.100 km ou 13 horas de voo. Como comparação, o A320neo comercial pode embarcar até 195 passageiros e tem alcance de 6.500 km.
A nova série ACJ320neo substitui os modelos da família CJ320 e contemplam todos os modelos da família A320neo (A319neo, A320neo e A321neo). Os principais compradores desse tipo de jato executivo são companhias de voos fretados de alto padrão ou governos. O Brasil é um desses clientes, com o avião presidencial VC-1A, um CJ319.
Veja mais: Caça F-5 completa 45 anos de operações com a Força Aérea Brasileira