O primeiro Airbus A321neo da KLM completou seu primeiro voo de testes em 31 de julho, como parte da validação antes da sua entrega à companhia aérea holandesa.
A aeronave de matrícula provisória D-AXXQ decolou das instalações da Airbus em Hamburgo, na Alemanha, e voou por cerca de 30 minutos.
A KLM planeja receber seu primeiro A321neo, que terá a matrícula PH-AXA, em 27 de agosto. O voo de estreia está previsto para setembro a partir do Aeroporto de Schipol, em Amsterdã.
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Cabine de alta densidade
O jato será configurado com uma cabine de alta densidade com 227 assentos e marca uma mudança estratégica na empresa holandesa, que sempre foi uma cliente tradicional do Boeing 737.
Atualmente há 42 dessas aeronaves das variantes 737-700, 737-800 e 737-900, esta última com 189 assentos. Portanto, o A321neo incrementará a capacidade dos voos em pelo menos 38 assentos.
Além de mais silenciosa e emitir 21% menos poluentes por passageiro-quilômetro, a aeronave da Airbus consume bem menos combustível, o que será um ganho financeiro importante.
Dentro de um acordo mais amplo fechado pelo grupo Air France-KLM, a companhia aérea da Holanda deverá receber cerca de 30 A321neo.
Os aviões são, a princípio, da variante A321-252NX, equipada com os turbofans CFM Leap-1A, que têm se mostrado mais disponíveis que os PW1100G fornecidos pela Pratt & Whtiney a outros clientes da família A320neo.
Como o comprimento do A321neo e do 737-900 são bem próximas, a maior capacidade, muito provavelmente, deve-se a um rearranjo interno das galleys e banheiros em conjunto com uma diminuição da distância entre os assentos, aproveitando o fato do modelo francês ser mais largo de cabine. É a escolha da empresa holandesa em levar mais passageiros para ajudar a diluir os custos com a aquisição de uma aeronave nova (mais cara). Não há milagres.