A Luftwaffe (Força Aérea da Alemanha) revelou na semana passada o primeiro Airbus A321neo que será recebido em 2022. A aeronave é parte de uma encomenda de dois jatos da versão LR (Longo Alcance) e que serão usados para transporte de tropas e evacuação médica.
O contrato foi fechado com a Lufthansa Technik, que fará a adaptação dos dois aviões para executar diversas missões, em meio a 18 configurações previstas.
O A321neo da Luftwaffe poderá transportar até 163 passageiros ou adaptado para receber seis pacientes de terapia intensiva ou ainda doze com enfermidades leves e moderadas. Também será possível converter a aeronave para configurações mistas.
Os dois A321LR foram adquiridos em julho do ano passado e entregues pela Airbus à Lufthansa Technik em agosto e outubro sem o interior configurado.
O cronograma prevê a entrega de ambos no primeiro trimestre de 2022. A versão de longo alcance do A321neo é 20% mais econômica, o que se traduz numa autonomia 900 km maior.
O governo alemão justificou a compra das aeroanves no ano passado por conta de necessidades de transporte surgidas durante a pandemia do Covid-19.
É uma situação semelhante ao que ocorreu no Brasil quando a Força Aérea se viu em dificuldades logísticas para levar insumos médicos e transportar pessoas doentes pelo país. Pela falta de uma aeronave de maior porte – um Boeing 767 chegou a ser usado em leasing -, a FAB decidiu buscar um novo widebody para essa função, licitação que ainda está em curso.