A LATAM deverá receber seu primeiro Airbus A321XLR no final de 2025 e baseá-lo inicialmente em Lima, no Peru, afirmou o CEO da transportadora chilena, Roberto Alvo, durante a conferência Routes Americas.
Segundo o executivo, a aeronave deverá voar a partir da capital peruana para destinos nos Estados Unidos.
Atualmente a LATAM tem voos de Lima para Atlanta, Los Angeles, Miami e Nova York, todas atendidas pelo widebody Boeing 767-300 e que pode transportar pouco mais de 220 passageiros.
LATAM CEO Roberto Alvo says at #RoutesAmericas the airline plans to base its first A321XLRs in Lima and initially fly them on routes to the US. pic.twitter.com/2rIz7cANVH
— Edward Russell (@ByERussell) March 19, 2024
Com seu alcance de 8.700 km, o A321XLR pode assumir esses voos oferecendo um custo operacional extremamente mais baixo que o mais pesado e ‘gastão’ Boeing 767.
Rotas para Europa?
A outra base do A321XLR deverá ser Fortaleza, no Nordeste que, assim como Lima, está localizada próxima ao Hemisfério Norte.
A despeito de o novo jato de ultra longo alcance da Airbus ser capaz de voar para vários destinos na América do Norte, entende-se que sua autonomia serviria sobretudo para oferecer voos para cidades europeias como Madri, Paris, Roma e Londres, criando um novo hub regional no país.
Atualmente a Air France e a KLM operam voos para a Europa a partir de Fortaleza, mas com widebodies. A LATAM fechou um pedido inicial de 10 A321XLR em 2022, além do leasing de cinco jatos tempos depois.