Primeiro A321XLR da Qantas toma forma e será entregue em abril

Aeronave da Airbus será equipada com motores Pratt &Whitney GTF, cuja certificação ainda está pendente
A321XLR da Qantas em montagem final na Airbus
A321XLR da Qantas em montagem final na Airbus

A Qantas divulgou nos últimos dias imagens do primeiro A321XLR da companhia aérea australiana na linha de montagem final da Airbus em Hamburgo, Alemanha.

A aeronave de ultra longo alcance de registro VH-OGA tem previsão de entrega em abril de 2025 e faz parte de uma encomenda de 28 jatos que substituirá os Boeing 737 hoje em serviço.

“Essas novas aeronaves fazem parte do maior programa de renovação de frota doméstica da história da Qantas, que está trazendo melhorias significativas para os clientes e oportunidades de carreira para nosso pessoal”, disse a CEO do Qantas Group, Vanessa Hudson.

Segundo a Qantas, o A321XLR estreará primeiro em rotas domésticas na Austrália e serão configurados com 197 assentos – 20 na classe executiva e 177 na econômica.

A321XLR da Qantas em montagem final na Airbus
A321XLR da Qantas em montagem final na Airbus

Mais de 240 pilotos da transportadora serão treinados para voar a aeronave nos próximos três anos, explicou Hudson.

Versão com motor Pratt & Whtiney ainda está pendente de aprovação

O A321XLR estreou seu primeiro voo de longa distância em 14 de novembro, na rota Madri-Boston, operado pela cliente de lançamento, Iberia.

O jato, no entanto, é equipado com motores CFM Leap-1C, cuja versão do A321XLR foi certificada pela EASA em julho.

As aeronaves da Qantas, por sua vez, voarão com o Pratt &Whitney GTF (PW1100G-JM), turbofan que ainda não foi aprovado para serviço comercial.

A321XLR da Qantas em montagem final na Airbus
A321XLR da Qantas em montagem final na Airbus

A Airbus estima que a agência de aviação civil europeia dará seu aval para a variante no início de 2025, a tempo portanto de ser entregue à Qantas e outros clientes.

Estima-se que cerca de 500 A321XLR foram encomendados desde o lançamento do programa em junho de 2019. O jato pode voar sem escalas até 8.700 km, suficiente para assumir rotas transoceânicas.

No Brasil, apenas a LATAM decidiu encomendar a versão que deve ser usada a partir de Fortaleza e Lima, no Peru.

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