O primeiro Airbus A330-200 da Força Aérea Brasileira (FAB) está a caminho da Jordânia para ser revisado e receber seu esquema de pintura militar, informou o Comandante da Força, Brigadeiro Baptista Junior.
A aeronave, de matrícula PR-AIS, decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas nesta sexta-feira, mas a FAB não deu detalhes sobre o destino e qual empresa fará o trabalho de manutenção.
A Força Aérea adquiriu dois A330-200 de segunda mão da empresa Azul por meio da concorrência KC-X3. O governo brasileiro pagou cerca de US$ 80 milhões pelos dois widebodies, fabricados em 2014 – a segunda aeronave, número de série 1508, ainda não será entregue.
A intenção é transformá-los para o padrão A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport), que inclui a instalação e mangueiras e sonda de reabastecimento aéreo. Mas para isso será necessário lançar uma segunda licitação, ainda sem previsão.
Os novos aviões estratégicos da FAB receberão a designação KC-30 e serão operadas pelo Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte, o “Esquadrão Corsário”, que fica sediado na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). As aeronaves usarão as matrículas FAB 2901 e FAB 2902 e devem entrar em serviço em 2024.