O primeiro A220 da Qantas teve as primeiras imagens reveladas em 15 de novembro e causou frisson pela pintura especial, feita com um esquema aborígene em tons de verde e azul, ao contrário do conhecido vermelho da companhia.
A aeronave é a primeira de 29 que serão entregues ao grupo australiano e será operada pela subsidiária QuantasLink a partir do final do ano.
O A220 foi escolhido como substituto dos Boeing 717, jatos baseados no MD-95 da McDonnell Douglas. Eles serão equipados com 137 assentos, sendo 10 na Classe Executiva e 127 na Econômica. Além disso oferecerão o dobro de alcance do seu antecessor.
Segundo a Qantas, a aeronave de matrícula VH-X4A passou duas semanas sendo preparado para receber a pintura especial, parte da tradicional série “Flyng Art”, lançada pela empresa aérea em 1994 com um Boeing 747.
“Essas aeronaves têm o potencial de mudar a forma como nossos clientes viajam pelo país, com a capacidade de conectar quaisquer duas cidades ou vilas na Austrália”, disse Vanessa Hudson, CEO do Grupo Qantas.
“Isso significa viagens mais rápidas e convenientes para viagens de negócios e novas possibilidades interessantes para viagens de férias. Um tipo de frota totalmente novo também significa muitas oportunidades para o nosso pessoal operar e cuidar dessas aeronaves,” acrescentou.
Alcance é um dos diferenciais
O A220 será o 12º novo jato recebido pela Qantas nos últimos 12 meses, incluindo oito Airbus A321LR e três Boeing 787 Dreamliner.
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A programação é que a Qantas tenha outros seis jatos semelhantes entregues até meados de 2025. A transportadora também espera pelo primeiro A321XLR dentro de 12 meses.
Na malha aérea da empresa, o A220 terá como missão servir os hubs de Brisbane, Melbourne e Sydney, podendo voar para qualquer cidade na Austrália, graças aos mais de 6.000 km de alcance.