A Airbus entregou nesta quinta-feira (20) o primeiro A321neo a companhia aérea Virgin America. A empresa recebeu o jato em Hamburgo, na Alemanha, na versão equipada com motores CFM International – a aeronave também é oferecida com motores Pratt & Whitney.
O A321neo é o maior jato da nova família A320neo. O modelo escolhido pela Virgin tem a cabine equipada com 185 assentos, divididos em três classes. Segundo a Airbus, a nova geração do A321 pode receber até 240 passageiros na configuração com apenas uma classe.
A companhia vai iniciar os voos comerciais com o A321neo a partir do dia 31 de maio, na rota entre São Francisco e Washington, nos Estados Unidos. Ao todo, a companhia encomendou nove unidades da nova aeronaves da Airbus, além de outros 30 exemplares do A320neo – que serão entregues a Alaska Airlines, atual proprietária da Virgin America, a partir de 2020.
Nova geração do A320
O principal atrativo da nova série “Neo” (New Option Engine – Nova Opção de Motor) da família A320 é o baixo consumo de combustível, que pode ser até 20% inferior ao de modelos de mesmo porte da geração anterior. Além dos motores de última geração, outro recurso que colabora com o aumento da eficiência são os “Sharklets” nas pontas asas, dispositivos que reduzem o arrasto aerodinâmico da aeronave.
A Airbus também já está testando o A319neo, que será o menor modelo da nova série, uma vez que ainda não há planos para um novo A318. A versão renovada do A319, com capacidade para até 160 passageiros, está programada para chegar ao mercado em 2020.
O A320neo estreou em janeiro de 2016, com a companhia aérea alemã Lufthansa. No Brasil, a aeronave já é operada pelas companhias Azul, Latam e Avianca.
Veja mais: As companhias aéreas que voltaram do além