A Azul Linhas Aéreas está prestes a contar com o primeiro Airbus A350-900 de sua frota no Brasil. A aeronave que deve receber a matrícula PR-AOY decolou o Aeroporto de Tarbes, na França, rumo a Confins, em Belo Horizonte, nesta manhã. O jato widebody deve pousar no aeroporto por volta de 16h35, segundo informações do site FlightRadar24.
A despeito da iminente chegada do primeiro de quatro A350, a Azul ainda não se pronunciou oficialmente sobre a incorporação da aeronave de longo alcance. Os jatos, que estavam operando na China até tempos atrás, passam por um processo de reconfiguração para atender a companhia aérea brasileira.
O primeiro A350-900 tem o número de série 168 e voou pela primeira vez em 23 de outubro de 2017. Aeronave foi entregue à Hong Kong Airlines um mês depois e operou até fevereiro de 2020, quando acabou sendo armazenado em Tarbes, onde funciona a empresa Tarmac Aerosave, conhecida por desmontar aeronaves como os primeiros A380.
Em junho, a Tarmac reativou o jato e o preparou ser enviado para Abu Dhabi a fim de ser preparado para voar pela Azul. Lá o A350-900 recebeu a pintura da companhia aérea. Segundo o Planespotters, o avião da Airbus receberá o nome de “50 também é Azul”.
Apesar das evidências e informações que circulam há meses, a Azul até o momento não emitiu qualquer comunicado sobre a introdução do A350, aeronave que ela planejava utilizar em seus voos internacionais. Em 2017, a empresa decidiu mudar de estratégia e operar o A330-900neo, de menor capacidade e alcance.
AIRWAY mais uma vez questionou a Azul a respeito do assunto e atualizará essa nota caso receba um posicionamento.
Já está no Brasil