Primeiro Airbus A350 da Tam está quase pronto

Aeronave A350-900 XWB será o primeiro do tipo a ser operado por uma companhia na América do Sul; modelo é concorrente do Boeing 787
O Airbus A350 da TAM está sendo fabricado em Toulouse, na França
O Airbus A350 da TAM está sendo fabricado em Toulouse, na França

 

O Airbus A350 da TAM está sendo fabricado em Toulouse, na França
O Airbus A350 da TAM está sendo fabricado em Toulouse, na França

O primeiro Airbus A350-900 XWB da TAM está quase pronto. A aeronave está sendo montada na linha de montagem em Toulouse, na França, e já conta com asas, lemes horizontal e vertical, cone da cauda e sistema de trem de pouso, além de parte de pintura da companhia aérea brasileira, que será a primeira a operar esse avião na América do Sul.

O A350 é fabricado com 70% dos chamados “materiais avançados”, sendo 53% material composto, como fibra de carbono. As asas também foram concebidas para se adaptarem a cada fase do voo, alternando sua forma e atuação para conseguir máxima eficiência arodinâmica e em consumo de combustível, que chega a ser 25% inferior ao de aeronaves concorrentes da geração anterior.

A aeronave em construção na foto será entregue a TAM em dezembro deste ano e deve começar a operar com passageiros a partir de janeiro de 2016. O pedido total da empresa é de 27 unidades do A350, que serão entregues gradualmente até 2019.

A Tam ainda definiu quais serão as rotas do A350, mas é provável que o aparelho deva assumir voos internacionais para Europa e Estados Unidos. Os aviões da companhia brasileira terão assentos de 18 polegadas de largura da classe econômica, janelas maiores e iluminação interna de LEDs. A versão escolhida pela empresa tem capacidade para transportar 366 passageiros em três classes e pode voar a uma velocidade de até 945 km/h.

A Qatar Airways é por enquanto o único operador do A350, com dois aviões em serviço
A Qatar Airways é por enquanto o único operador do A350, com dois aviões em serviço

Além da Tam, Azul e Avianca também já anunciaram pedidos de compra pelo novo avião da Airbus e devem iniciar suas operações com o aparelho em meados de 2017.

O concorrente direto do A350 da categoria widebody bimotor é o Boeing 787 Dreamliner. Tal como o avião da Airbus, o 787 também é construído com materiais compostos e possui motores mais eficientes e com menores índices de emissão. No Brasil, o moderno Boeing pode ser visto pousando em São Paulo com as cores da Lan Chile e Ethiopian Airlines.

Veja mais informações sobre o A350 nos infográficos da Airbus abaixo:

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