O primeiro Airbus A350 de uso governamental entrou em serviço na Alemanha nesta semana após cumprir todas as etapas de testes e certificação. A aeronave foi recebida pelo governo alemão em maio do ano passado e enviado aos cuidados da Lufthansa Technik, que montou a cabine VIP do avião.
Sob os cuidados da Luftwaffe (força aérea da Alemanha), o modelo com matrícula militar 10+03 será empregado no transporte de membros do alto escalão do governo alemão, como a chanceler Angela Merkel. O novo jato substitui o par de Airbus A340 executivos usados no país nessa função e que devem ser desativados nos próximos meses.
A aeronave liberada para o serviço é o primeiro de três A350 encomendados pelo governo alemão em maio de 2019. As aeronaves são derivadas do ACJ350-900, a versão executiva do modelo comercial A350-900. Os outros dois aparelhos (10+01 e 10+02) serão entregues até 2022, de acordo com a Luftwaffe.
“Merkel One”
A nova frota de jatos A350 de transporte presidencial da Alemanha será uma das mais avançadas do mundo e com maior alcance. O bimotor da Airbus em versão VIP pode receber mais tanques de combustível, permitindo voos ultra longos de 22 horas de duração ou percorrer 20.550 km levando 25 passageiros – o A350-900 comercial tem autonomia de 15.000 km com 325 ocupantes.
Segundo a Luftwaffe, os novos A350 de transporte oficial têm capacidade para embarcar até 133 passageiros. Se necessário, os aviões também podem ter suas cabines convertidas para transportar tropas ou realizar missões humanitárias.
A frota de transporte oficial da Alemanha conta ainda com mais três jatos Airbus A319 e um A321, além de aeronaves executivas Bombardier Global 5000 (quatro unidades) e Global 6000 (três unidades) e três helicópteros Eurocopter AS532 Cougar.
Nos últimos anos, os A340 presidenciais da Alemanha vêm apresentando uma série de complicações técnicas, forçando Angela Merkel e sua equipe a recorrerem a aviões fretados de companhias aéreas em viagens longas. Com os novos A350, esses problemas serão coisa do passado.
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