A revolução dos aviões elétricos na aviação está prestes a começar! O hidroavião ePlane para seis passageiros, a primeira aeronave elétrica do mundo concebida para voos comerciais, realizou nessa terça-feira (10) seu voo inaugural de teste, no espaço aéreo de Vancouver, no Canadá.
O hidroavião elétrico comercial é um projeto da companhia aérea canadense Harbour Air em parceria com a MagniX, empresa dos EUA que desenvolve motores elétricos. O primeiro aparelho equipado com a nova motorização é um clássico de Havilland DHC-2 Beaver de 63 anos.
O voo inaugural do hidroavião agora nomeado como ePlane partiu do terminal da Harbour Air, no rio Fraser, e durou apenas alguns minutos. A aeronave foi pilotada pelo CEO e fundador da companhia, Greg McDougall.
“Hoje fizemos história”, disse McDougall. “Estou incrivelmente orgulhoso do papel de liderança da Harbor Air na redefinição da segurança e inovação na indústria da aviação e hidroaviões. O Canadá tem desempenhado um papel icônico na história da aviação, e fazer parte desse incrível marco mundial é algo de que todos podemos realmente nos orgulhar.”
Maior companhia aérea de hidroaviões da América do Norte, com mais de 40 aeronaves em serviço e 500 passageiros transportados por ano, a Harbour Air quer ser a pioneira na chamada “terceira era da aviação”, a era dos aviões elétricos.
“Em dezembro de 1903, os Irmãos Wright lançaram uma nova era de transporte – a era da aviação – com o primeiro voo de uma aeronave motorizada. Hoje, 116 anos depois, com o primeiro voo de uma aeronave comercial totalmente elétrica, lançamos a era elétrica da aviação”, disse Roei Ganzarski, CEO da magniX. “O setor de transporte e, especificamente o segmento de aviação, está propenso a uma ruptura maciça. Agora, estamos provando que o transporte aéreo comercial elétrico, de baixo custo e ambientalmente amigável, pode ser uma realidade em um futuro muito próximo.”
No início deste ano, a Harbor Air anunciou sua parceria com a MagniX e a intenção da empresa de construir a primeira frota de hidroaviões comerciais totalmente elétrica do mundo, meta que a companhia espera atingir em cerca de dois anos.
O ePlane é impulsionado pelo motor magni500, capaz de gerar 750 cavalos de potência e sem emitir poluentes. Como comparação, o DHC-2 com motor radial a pistão tem 450 hp. Segundo os idealizadores do projeto, as baterias do Beaver elétrico proporcionam um alcance de 160 km, o que corresponde a distância da maioria dos voos da Harbour Air. A empresa atende atualmente 18 destinos na província canadense de British Columbia.
A MagniX e a Harbour Air iniciarão agora o processo de certificação e aprovação do sistema de propulsão e a modernização das aeronaves. Após a conclusão da certificação, o restante da frota pode ser ampliada com a tecnologia de propulsão totalmente elétrica. A companhia ainda não estipulou um prazo para o início dos voos comerciais com o ePlane.
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