O primeiro Boeing 737 da Gol com a antena que permitirá aos passageiros acessar a internet durante os voos chegou ao Brasil, informou a companhia nesta segunda-feira (8). A aeronave, prefixo PT-GUK, estava em Miami, nos Estados Unidos, desde maio, onde o equipamento foi instalado e em seguida homologado pela FAA, a autoridade de aviação civil dos EUA.
Antes do serviço ser implementado no Brasil, a aeronave com antena especial ainda precisa ser certificada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), processo que segundo a Gol já está em andamento.
“A previsão é de que, após a certificação do sistema pelos órgãos brasileiros, o primeiro voo com Wi-Fi e entretenimento a bordo seja realizado ainda este ano. E de que, em até dois anos, toda a frota da companhia esteja equipada e pronta para oferecer a mais completa plataforma de entretenimento a bordo disponível no mercado aos seus clientes”, afirma Paulo Miranda, diretor de produtos e experiência do cliente da Gol.
A antena fica instalada na parte superior da fuselagem do avião, como se fosse um “calombo”. A conexão é via satélite e o serviço será complementado pelo sistema de streaming IPTV, uma espécie de central de entretenimento de bordo que o passageiro acesso em seu próprio tablet, smartphone ou notebook.
“A instalação da antena na primeira aeronave foi feita em Miami, nos EUA, pela equipe da Gogo, nossa parceira e provedora desta tecnologia. As demais, serão feitas pela própria companhia em nosso centro de manutenção, em Confins”, explica Paulo Miranda.
A Gol será a primeira companhia aérea brasileira, da América do Sul e Central, a oferecer internet durante o período de voo, com conexão via satélite. A companhia ainda não divulgou como serão os métodos de cobrança pelo serviço.
Como vai funcionar?
Como já explicou Paulo Miranda ao Airway em outra oportunidade, o serviço de internet nos aviões da Gol terão opções gratuitas e “provavelmente em pacotes, na versão paga com maiores possibilidades”, contou o diretor.
Além de instalar o novo equipamento, a companhia também está desenvolvendo um sistema de entretenimento com conteúdo variado (música, filmes, jogos…) que os passageiros poderão acessar, por wifi, a partir de seus dispositivos móveis. Será como uma “intranet” de bordo. “A conexão com a internet é outro produto”, explicou o Miranda.
Baseado em pesquisas com clientes e o desempenho do equipamento, o diretor de produtos e experiência do cliente da Gol afirmou que o serviço de internet a bordo poderá ter algumas restrições. “Os passageiros vão poder enviar mensagens do avião, mas serviços de voz e vídeo devem ser barrados. Em pesquisas realizadas para esse projeto, nossos clientes disseram que preferem viajar sem esse tipo de importunação a bordo”, contou.
Além de não poder enviar, por exemplo, mensagens de voz pelo Whatsapp ou realizar vídeo-conferências pelo Skype, a Gol também deve barrar serviços de streaming, como Netflix e Spotfy.
“Uma limitação da técnica da antena pode diminuir a velocidade em serviços de streaming. Outra opção que estudamos é oferecer essa possibilidade por meio de pacotes, para não sobrecarregar o equipamento e prejudicar o restante dos usuários”, justificou o diretor da Gol.
Veja mais: Antigo DC-3 da Varig é restaurado em Porto Alegre
“Outra opção que estudamos é oferecer essa possibilidade por meio de pacotes, para não sobrecarregar o equipamento e prejudicar o restante dos usuários”, justificou o diretor da Gol.
Tava bom d+
Quer dizer, o serviço só servirá para o marketing da empresa…
Isso é um começo de uma nova era. Durante os voos os passageiros poderão manter-se conectados com o solo e desenvolvendo atividades rotineiras, ou seja, a ociosidade no decorrer do voo será revolucionado. Parabéns GOL pela grande iniciativa, o Brasil precisa de inovação.