Primeiro avião radar da Coreia do Norte é apresentado por Kim Jong Un

Cargueiro Il-76 que pertenceu à Koryo Air foi convertido para transportar uma antena fixa de radar em suportes e recebeu equipamento de alerta aéreo antecipado
O avião-radar da Coreia do Norte
O avião-radar da Coreia do Norte (Divulgação)

A Coreia do Norte fez voar sua primeira aeronave de Alerta Aéreo Antecipado & Controle (AEW & C), um cargueiro Ilyushin Il-76 ex-Koryo Air que foi convertido no próprio país.

Para revelar a novidade, o líder norte-coreano Kim Jong Un foi até o Aeroporto Internacional de Pyongyang, onde também mostrou drones de vigilância e aeronaves não tripuladas de ataque.

Siga o AIRWAY nas redes: WhatsApp | Telegram | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A existência da aeronave-radar era conhecida por meio de fotos de satélite, mas as imagens divulgadas pela mídia estal norte-coreana revelaram que seu radar não é giratório, a despeito do formato circular.

Kim Kong Un visita o interior do avião de alerta aéreo antecipado (Divulgação)

Trata-se de uma antena fixa similar à usada pelos jatos KJ-2000 chineses. O Beriev A-50, que a Rússia opera sobre a mesma plataforma Il-76, possui antenas giratórias.

Outro ponto que chamou a atenção de observadores foi a ausência de antenas e outras saliências relacionadas a sensores, o que pode indicar que o avião ainda não estaria concluído.

Kim Jong Un visitou o interior da aeronave, onde foram vistos vários postos de trabalho e telas planas nas laterais da fuselagem.

Um MiG-29 norte-coreano e o ditador Kim Jong Un

Ausência de datalink?

A Coreia do Norte trabalha na aeronave-radar desde pelo menos 2023 e será um grande ativo para a força aérea a fim de obter uma cobertura de radar mais eficiente que estações de solo.

No entanto, não está claro até que ponto a detecção de alvos pode ser útil sem um sistema de datalink integrado aos caças norte-coreanos. A aeronave mais moderna da frota, o MiG-29, não possui esse tipo de recurso, até onde se sabe.

Sua vizinha, a Coreia do Sul, por sua vez, opera quatro Boeing E-7 Wedgetail com radares AESA de abertura sintética, além de caças de 5ª geração como o Lockheed F-35A Lightining II.

Avião-radar sul-coreano E-7 Wedgetail (Boeing)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
E195-E2 Tech Eagle

‘Vietnã pode comprar jatos Embraer’, diz Lula

Related Posts