Primeiro avião supersônico projetado e construído na Turquia, o protótipo do Hürjet, da Turkish Aerospace Industries (TAI), realizou o voo inaugural nesta terça-feira (25). A aeronave decolou da base aérea de Mürted, nos arredores de Ancara, onde fica a fábrica da TAI, e retornou ao mesmo ponto após uma surtida que durou cerca de 20 minutos.
O fabricante informou que o jato alcançou 463 km/h e 14.000 pés (4.267 metros) de altitude em seu primeiro teste de voo. Como é comum em provas iniciais com novos aviões, o modelo da TAI voou sem recolher o trem de pouso.
O Hürjet é o primeiro avião tripulado com motor a jato desenvolvido na Turquia, país que vem ganhando notoriedade na produção de drones. O projeto foi lançado pela TAI em agosto de 2017 com o objetivo de substituir os antigos jatos de treinamento Northrop T-38 (versão de treinamento do caça F-5) da força aérea turca, bem como originar um sucessor para os F-5 utilizados pelo esquadrão acrobático da Força Aérea Turca.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Medindo 13 metros de comprimento por 9,8 m de envergadura, o Hürjet para dois ocupantes é impulsionado por um motor turbofan com pós-combustor General Electric da série F404 capaz de gerar 17.000 libras. De acordo com a TAI, o avião é projetado para voar a velocidade máxima de Mach 1.4 (1.728 km/h) e tem alcance de 2.222 km.
A TAI diz que trabalha para concluir e certificar o Hürjet até 2025. A empresa afirma ainda que após esse período terá capacidade para produzir dois jatos do tipo por mês. Além de versões de ataque e treinamento, o avião turco também é projetado para operações em porta-aviões.
A força aérea e marinha da Turquia já manifestaram interesse em adquirir o Hürjet, embora ainda não tenham oficializado acordos de compra com a TAI.
Akaer, do Brasil, colabora no projeto do Hürjet
O primeiro voo do Hürjet na Turquia também é motivo de celebração no Brasil. Empresa de tecnologia aeroespacial com sede em São José dos Campos (SP), a Akaer é parceira da TAI no desenvolvimento da aeronave.
A Akear participa do projeto fornecendo cálculos para o projeto e produção das partes centrais e traseira da fuselagem da aeronave.