Primeiro avião T-25 modernizado pela FAB conclui voo de teste

Aeronave de treinamento que está em serviço desde 1971 receberá atualização tecnológica e terá vida útil estendida em programa gerido pela própria Aeronáutica
O T-25M (1880) voa ao lado de um T-25C (FAB)
O T-25M (1880) voa ao lado de um T-25C (FAB)

Sem verbas para buscar uma nova aeronave de instrução primária, a Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu modernizar mais uma vez seus monomotores de treinamento T-25 Universal.

A aeronave, que é usada pela Academia da Força Aérea desde 1971 como treinador básico para os pilotos, está passando por um programa de atualização para o padrão T-25M.

Assim como ocorre com o T-27M Tucano, também o veterano modelo a pistão é modernizado pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Minas Gerais.

Nesta quinta-feira, 5, o primeiro T-25 convertido, de matrícula FAB 1880, realizou o primeiro voo após o processo de reciclagem.

A modernização da aeronave projetada pela Neiva nos anos 60 foi feita em Lagoa Santa
A modernização da aeronave projetada pela Neiva nos anos 60 foi feita em Lagoa Santa

Segundo a FAB, o T-25M incorporou vários equipamentos mais modernos, sobretudo aviônicos como o Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS), o Sistema de Aviso e Percepção de Terreno (TAWS), o STORMSCOPE, para detecção climática e o conhecido sistema ADS-B, que transmite a posição e outros parâmetros de voo.

Duas telas digitais substituíram instrumentos analógicos no painel, que também teve sua estrutura refeita, pesando 50 kg a menos.

Painel atualizado do T-25M
Painel atualizado do T-25M

Além disso, célula do monomotor foi revisada e atualizada para estender a vida útil da aeronave. A FAB, no entanto, não revelou até quando o T-25 poderá voar após a modernização.

A FAB deve atualizar 38 aviões, segundo revelou a revista Tecnologia e Defesa em junho. O T-25M também estreia um novo esquema de cores que aposenta a clássica pintura usada há várias décadas.

Projeto de Joseph Kovacs, T-25 substituiu o famoso T-6

O T-25 Universal surgiu da necessidade da FAB substituir o antigo treinador North American T-6, com motor radial e que foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos anos 60, a Aeronáutica foi em busca de uma solução nacional e encontrou a fabricante paulista Neiva como solução.

Das mãos do famoso engenheiro Joseph Kovacs surgiu o protótipo N-621, com linhas limpas, cabine com assentos lado-a-lado e um motor a pistão Lycoming 10-540K de 300 hp.

T-25 Universal no hangar de produção da Neiva, no final da década de 1960 (Embraer)
T-25 Universal foi produzido pela Neiva a partir do final dos anos 60 (Embraer)

Com trem triciclo retrátil e capacidade de atingir 275 km/h, o T-25 tornou-se um faz tudo na FAB, servindo até para treinamento avançado enquanto o T-27 não entrava em serviço nos anos 80.

Um total de 140 aviões foram entregues pela Neiva (posteriormente incorporada pela Embraer), dos quais 20 foram modificados para o padrão T-25A, que incluía pontos de fixação de tanques e armamentos leves.

Parte dos monomotores passou por uma modernização em 1990, que incluiu novos equipamentos de navegação e rádio, tornando-se o T-25C.

Além do Brasil, o Universal também foi operado pela Bolívia, Paraguai e Chile.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Aviões da Gol em Congonhas (DECEA)

Executivo-chefe da LATAM volta a criticar excesso de voos em Congonhas

Related Posts
Total
0
Share