O primeiro bombardeiro B-52 Stratofortress da Força Aérea dos EUA (USAF) chegou às instalações da Boeing em San Antonio, no Texas, para iniciar a atualização de seu sistema de radar.
No local, a aeronave de oito motores será equipada com um radar do tipo AESA (Active Electronically Scanned Array) AN/APG-79 fornecido pela Raytheon.
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O equipamento é usado nos caças F/A-18E/F e é considerado um dos mais modernos em uso atualmente, capacitando o B-52 a mapear vários alvos em alta resolução.
“O B-52 traz capacidades únicas e críticas para a Força Aérea dos EUA à medida que avançam para uma futura estratégia de plataforma de dois bombardeiros”, disse Jennifer Wong, diretora de Programas de Bombardeiros. “Ao modernizar o radar B-52, estamos aumentando a relevância da aeronave para o combatente para apoio aéreo aproximado ou ataque estratégico.”
O Programa de Modernização de Radar (RMP) do B-52 inclui a instalação de um novo radome no nariz da aeronave e mudanças consideráveis no painel de instrumentos, com a adição de dois displays de grande área, de alta definição de sensíveis ao toque.
Além disso, o B-52 terá dois outros displays com os sensores do sistema e controles para a tripulação.
Novos motores
Em paralelo aos aviônicos, a Força Aérea também executa o programa de substituição dos antigos motores TF-33 pelo novo turbofan F130, fornecido pela Rolls & Royce.
Mais econômico e potente, o turbofan é derivado do BR725, usado em jatos executivos de grande porte.
Dentro do Commercial Engine Replacement Program (CERP), a Rolls & Royce já executa testes em solo do conjunto de dois motores do B-52.
O plano da Força Aérea é contar com os primeiros B-52 modernizados operacionais em 2027.