O governo do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador corre contra o tempo para colocar a nova Mexicana de Aviación em operação a partir do dia 26 de dezembro.
A companhia aérea estatal, renascida do espólio da antiga empresa falida em 2010, contará com uma frota inicial de três Boeing 737 cedidos pela Força Aérea Mexicana.
O primeiro deles, um 737-800 com a matrícula XA-ASM, foi visto no último final de semana em voo após deixar o MRO Latinoamérica, onde recebeu sua pintura.
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A Mexicana de Aviación é uma inicitiva do governo de esquerda para tentar oferecer voos mais acessíveis para a população do país. O governo adquiriu a massa falida da empresa aérea, incluindo os direitos de marca, e alguns equipamentos e instalações.
Os planos, no entanto, têm sido mudados com frequência. Inicialmente, o governo lançou a transportadora em agosto pretendendo iniciar voos em setembro com uma frota de dez Boeing 737-800 alugados.
Não houve tempo para celebrar um acordo, e a Mexicana decidiu emprestar um jato ERJ 145 da empresa TAR para antecipar o Certificado de Operador Aéreo (AOC).
Foi então que o governo lançou mão de “doar” três Boeing 737 da Força Aérea (dois 737-800 e um 737-300) para formar a base da frota.
O 737-800 XA-ASM deverá ser usado para obter o AOC a tempo de lançar os primeiros voos na semana que vem.