Em 8 de abril, uma aeronave comercial de história bastante importante se despediu dos voos, o Boeing 737-900 de matrícula N302AS.
O jato da Alaska Airlines é nada mais que o protótipo da variante alongada do 737NG e que voou pela primeira vez em agosto de 2000.
A companhia aérea decidiu aposentar o avião após quase 22 anos em serviço. O voo de despedida partiu do Aeroporto Internacional Seattle-Tacoma em direção ao Pinal Airpark, no deserto do Arizona.
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Ainda com a matrícula N737X, o primeiro 737-900 foi usado pela Boeing no desenvolvimento da variante, então criada para enfrentar o Airbus A321 a pedido da Alaska, que foi sua cliente lançadora em 1997.

Mas a aeronave não atraiu muitos pedidos, com apenas 52 jatos entregues para a KLM, Continental Korean Air e a própria Alaska.
A Boeing logo colocou no mercado o 737-900ER, uma versão de alcance maior e que conseguiu mais de 500 encomendas.
A Alaska Airlines recebeu vários 737-900, mas o N737X tornou-se N302AS apenas em abril de 2003, quando foi adquirido da Boeing.

O jato chama a atenção pela ausência de winglets nas pontas das asas, que depois viraram padrão na versão.
Segundo o FlightRadar24, outros quatro 737-900, configurados com 16 assentos na classe executiva e 162 na econômica, deverão deixar a frota da Alaska até o final de 2025.