Com nada menos que 135 jatos 737 MAX encomendados à Boeing, a Gol se prepara para renovar sua frota nos próximos dez anos. Hoje a companhia já opera três unidades do novo modelo, que é mais econômico e leva mais passageiros que o 737-800 NG. Mas até o fim de 2018 mais quatro unidades serão adicionadas, sobretudo para serem utilizadas nas rotas para os Estados Unidos, que a companhia retomará a partir do dia 4 de novembro.
Até 2020, a Gol deve receber outros 18 aviões que passarão a substituir gradualmente os 737-800 e 700 hoje utilizados. E em 2022 será a vez do inédito 737 MAX 10 ser introduzido, segundo expectativa da companhia brasileira. Maior versão já desenvolvida do birreator, o MAX 10 foi lançado recentemente pela Boeing e recebeu 30 encomendas da Gol, que direcionou parte do pedido de MAX 8 para o novo avião.
A companhia, inclusive, já projeta sua capacidade: 216 lugares, ou seja, o avião com mais assentos já operado por ela – sem contar os tempos em que teve o espólio da Varig ativo. A empresa ressalta o fato de a frota ter muito em comum, o que reduzirá os custos de operação – segundo ela, o MAX 10 será o avião de corredor único com o menor custo por assento do mercado.
Mas o 737 MAX 10 também será um desafio para suas operadoras. Com um comprimento de 43,8 metros, ele será mais de 4 metros mais longo que o 737 MAX 8 o que se traduziu num problema para a Boeing por conta do seu conjunto de trem de pouso.
Como a solução natural seria estender a altura dos trens, a fabricante perderia na outra ponta ao alterar profundamente seu funcionamento – seria preciso mudar a estrutura do compartimento de alojamento sem falar no padrão de acesso a portas e outros equipamentos.
A solução encontrada pela Boeing foi tornar o trem de pouso do MAX 10 extensivo, ou seja, na decolagem e pouso ele se esticará um pouco mais para não afetar o desempenho nessas condições. Na hora de ser recolhido, o equipamento voltará ao tamanho semelhante ao de outros 737 (veja vídeo acima).
A Boeing já acumula 407 encomendas do novo 737 MAX 10 até outubro de 2018.
Veja também: Boeing entrega primeiro 737 MAX executivo
Parabéns as Empresas Boeing e Gol pela fabricaçao e aquisição da nova geração do 737 ofertando conforto e segurança para nos passageiros.
Uma boa companhia Goll