A Boeing e a companhia Cathay Pacific anunciaram nesta terça-feira (18) que estão doando o primeiro jato 777 ao Pima Air & Space Museum, em Tucson, Arizona, nos Estados Unidos. A icônica aeronave, um modelo 777-200 com prefixo B-HNL, voará ainda hoje do aeroporto sede da empresa aérea, em Hong Kong, até seu ponto de descanso final e preservação.
A Boeing voou com o primeiro 777-200 em 12 de junho de 1994 e continuou a usá-lo como avião de testes por vários anos. No ano 2000, a aeronave se juntou à frota de Cathay Pacific e foi aposentado do serviço comercial em maio deste após 18 anos de serviço. Durante seu tempo com a empresa asiática, o modelo B-HNL operou 20.519 voo e registrou 49.687 horas de voo.
“Como o primeiro 777 do mundo, o B-HNL ocupa um lugar muito especial na história de nossa companhia aérea e da aviação comercial. Estamos muito satisfeitos de em breve trazê-lo aos entusiastas em sua nova casa do Arizona”, disse Rupert Hogg, CEO da Cathay Pacific.
“Nossas aeronaves 777-200 nos serviram excepcionalmente bem nas últimas duas décadas e, à medida que nos os aposentamos progressivamente nos próximos meses, esperamos ansiosamente receber o 777-9 de última geração em nossa frota a partir de 2021″, acrescentou o executivo.
Na década de 1990, a Cathay Pacific foi uma das poucas companhias aéreas a fornecer informações para o 777 na fase de projeto, o que deu à epresa de Hong Jong a oportunidade de aperfeiçoar os recursos da aeronave para atender suas necessidades. Hoje, a empresa asiática opera uma das maiores frotas de “Triple Seven” do mundo, com mais de 50 aeronaves.
O presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes, Kevin McAllister, destacou a contribuição da Cathay Pacific durante a fase de desenvolvimento do 777: “A Cathay Pacific tem sido fundamental para o tremendo sucesso do programa 777. A companhia aérea contrubuiu muito para o design original do avião e tem sido um dos seus maiores embaixadores desde então. E agora eles são clientes de lançamento do novo 777X. Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Cathay nesta doação para o museu como uma maneira de compartilhar a notável história do Boeing 777 por muitos anos”.
Veja mais: Boeing mostra o novo 777X com a tão esperada asa retrátil
O mesmo era feito no passado com a VARIG que teve a influência nos projetos do Boeing 707 300 -320C ( cargueiro) e também junto a Douglas no aprimoramento do MD 11 na transição do DC 10 para o MD 11 ,são empresas influentes e o serviço de bordo da Cathay Pacific é muito parecido com o oferecido pela eterna VARIG.