A China pode estar prestes a realizar o voo inaugural do Xian H-20, primeiro bombardeiro furtivo desenvolvido no país.
Segundo a mídia do país, Ge Heping, um alto funcionário do Flight Test Establishment (FTE), divisão de testes de voo da da AVIC (Aviation Industry Corporation of China), exortou sua equipe a se mobilizar para a realização de um teste de “importância estratégica e histórica”.
A citação ao termo “estratégico” fez crescerem os rumores de que o voo em questão é do misterioso bombardeiro em formato de asa voadora.
O H-20 tem sido motivo de publicações esporádicas da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF), que chegou a divulgar projeções da aeronave em 2021.
Há algum tempo, o primeiro voo do bombardeiro é aguardado, mas há quem acredite que o suposto evento pode envolver outras aeronaves em desenvolvimento como a variante de decolagem por catapulta do caça J-15 ou então o J-35, novo caça naval furtivo que já foi visto em testes de voo.
O bombardeiro H-20 é o mais ambicioso programa de desenvolvimento de uma aeronave militar na China e fonte de dores de cabeça para a Força Aérea dos EUA, já afetada pela entrada em serviço do J-20, o primeiro caça furtivo chinês.
Segundo relatos, o bombardeiro teria um peso máximo de decolagem de 200 toneladas e uma carga útil de 45 toneladas. Um turbofan de alto desempenho que ainda está em desenvolvimento seria um dos motivos para o atraso no cronograma da aeronave.
é, não foi possível roubar todo o projeto em tempo hábil… kkkk