O primeiro C-130J-30 Hercules da Real Força Aérea da Nova Zelândia (RNZAF) deixou concluiu sua pintura na fábrica de Marietta da Lockheed Martin, revelou o Ministério da Defesa do país.
A aeronave de transporte militar teve cinco unidades encomendadas em 2020 para substituir quatro C-130H Hercules atualmente em operação e que foram adquiridos em 1965.
Segundo o país, o primeiro C-130J será entregue no final do ano. Um segundo turboélice também está em processo avançado de montagem e deve ser concluído em breve.
A variante C-130J-30 possui uma fuselagem 4,5 metros mais longa e pode acomodar até 21 toneladas de carga paga.
Os novos aviões de transporte da RNZAF operarão no Esquadrão Número 40 cujos tripualntes passaram por treinamento e certificação com US Air Force 19th Airlift Wing, no Havaí.
Embraer KC-390 foi avaliado em 2016
“Foram necessários dois dias para que 14 pintores aplicassem 238 litros de tinta na aeronave de 11,85 metros de altura, utilizando escadas e andaimes. As marcações da Força Aérea Real da Nova Zelândia serão aplicadas nos próximos meses, incluindo o roundel RNZAF Kiwi e a bússola do marinheiro do Esquadrão Número 40”, disse Andrew Rooney, líder da equipe de projeto no Ministério da Defesa.
De acordo com o governo neozelandês, os C-130J serão usados em assistência humanitária e operações de socorro em desastres, e no transporte de pessoal e equipamento tanto na Nova Zelândia como no exterior.
A opção pelo C-130J foi anunciada há quase quatro anos após a força aérea neozelandesa avaliar também o KC-390 Millennium, da Embraer.
A consulta, no entanto, ocorreu em 2016, quando o programa ainda estava no seu início. Na época, a Embraer também foi solicitada a apresentar uma proposta para uma versão de patrulha marítma dos jatos comerciais E2. A Nova Zelândia acabou adquirindo o P-8A Poseidon, da Boeing.