O primeiro Embraer C-390 Millennium da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) seguia para Portugal nesta sexta-feira, 22 de maio. A aeronave realizou uma parada técnica em Recife, Pernambuco, antes de prosseguir o voo de translado rumo à Ásia.
Embora detalhes da rota estivessem ocultos no FlightRadar24, o C-390 decolou na sexta-feira por volta das 13h26 no horário local. A aeronave passará por testes a partir do Aeroporto de Beja e retornará à Gavião Peixoto até o final de maio.
A Coreia do Sul encomendou três aeronaves C-390 Millennium em 2023, no âmbito do programa Large Transport Aircraft II (LTA-II), em um contrato avaliado em cerca de US$470 milhões.
A escolha representou uma das mais importantes conquistas de exportação militar da Embraer na região Ásia-Pacífico, com a aeronave brasileira superando o Lockheed Martin C-130J Hercules.
https://www.instagram.com/reel/DYpUv4hx6nP/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=loading
O primeiro C-390 sul-coreano realizou o voo inaugural no Brasil em março e, em seguida, entrou em uma fase de testes e integração de sistemas voltada para os requisitos operacionais locais antes da entrega.
Após a aceitação formal, a Força Aérea da República da Coreia deverá ser o quarto operador do C-390, depois de Brasil, Portugal e Hungria.
No início de 2026, a Embraer havia entregue 14 aeronaves no âmbito do programa, sendo oito para a Força Aérea Brasileira, quatro para Portugal e duas para a Hungria.
A fabricante segue em busca de novas campanhas de transporte militar em outros países, incluindo a Índia, onde firmou parceria com a Mahindra em uma proposta que pode envolver até 60 aeronaves.
Além da versão padrão de transporte, a Embraer também promove variantes do C-390 configuradas para reabastecimento em voo, patrulha marítima e outras missões especializadas.
Nota do editor: o artigo foi corrigido após a Embraer informar ao site que o voo em questão não tinha como destino a Coreia do Sul e sim Portugal, para realização de testes. Veja nota da empresa:
“A Embraer informa que o voo do KC-390 Millennium da Força Aérea da Coreia do Sul para Portugal teve como objetivo a realização de testes para atendimentos a requisitos previstos em contrato, cuja realização não é possível no Brasil. Esta atividade faz parte do processo normal de modificação e customização da aeronave, assegurando o atendimento pleno aos requisitos estabelecidos pelo cliente.
Com a finalização desta etapa em Portugal, a aeronave retornou ao Brasil para continuidade do processo de customização.
A entrega da aeronave ao cliente ocorrerá em futuro próximo, conforme os compromissos contratuais assumidos junto a DAPA e a ROKAF.“



