A Embraer deu início à montagem estrutural do primeiro cargueiro C-390 Millennium da Áustria.
O país europeu encomendou quatro aeronaves multimissão em um acordo feito em parceria com a Holanda, que adquiriu outros cinco C-390.
A assinatura do contrato ocorreu no ano passado em que as duas nações definiram um trabalho conjunto de suporte dos novos aviões de transporte.
Para marcar o fato, a Embraer realizou uma cerimônia nas instalações de Gavião Peixoto, onde o C-390 é produzido e que contou com uma delegação austríaca.
A entrega do primeiro C-390 da Áustria está marcada para 2027.
“Estamos entusiasmados com o início da produção da primeira aeronave para a Áustria e esperamos entregar esta unidade para a Força Aérea Austríaca em breve. O C-390 está estabelecendo novos padrões como uma aeronave de transporte aéreo verdadeiramente multimissão. Ele oferece uma combinação imbatível de tecnologia de ponta, confiabilidade e baixos custos operacionais, com desempenho inigualável”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança

Atualmente há 10 C-390 em serviço, sendo sete na Força Aérea Brasileira, dois na Força Aérea Portuguesa e uma aeronave na Hungria. Segundo a Embraer, esses aviões já acumularam 16.300 horas de voo com taxa de conclusão de 99%.
Com capacidade para levar até 26 toneladas, o C-390 Millennium tem encomendas firmes de 42 aeronaves de oito países, além de ter sido selecionado pela Suécia e a Eslováquia, mas cujos contratos ainda estão pendentes.