O primeiro jato comercial C919 de produção em série deve ostentar as cores da China Eastern Airlines. Imagens da aeronave da COMAC foram compartilhadas pelo perfil “@航旅圈” na rede social Weibo nesta quarta-feira, 26.
Além de apresentar a cauda do novo avião, as imagens mostram os dizeres “The World’s First C919” (O primeiro C919 do mundo) aplicados à fuselagem.
Possivelmente, as fotos foram feitas nas instalações da COMAC em Xangai, onde o jato comercial é produzido. Não é possível saber se a aeronave em questão é a de matrícula B-001J, que voou pela primeira vez em maio e a primeira a ser produzida em série.
Até pouco tempo atrás, o C919 B-001J exibia uma pintura da fabricante, usada na cerimônia de certificação pela CAAC, semanas atrás.
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Outra surpresa revelada pelas imagens é que a China Eastern Airlines decidiu exibir sua logomarca em vez de pintar o C919 com as cores da OTT Airlines, subsidiária que era cotada para estrear a aeronave.
O primeiro C919 a entrar em serviço deverá ser entregue até o final do ano e passar algum tempo em voos de familiarização na China. Sua cliente tem até o momento um pedido firme de cinco jatos.
Dúvidas sobre componentes ocidentais
O C919 é o mais ambicioso avião comercial da China. Com capacidade para 168 passageiros, o jato tem um porte semelhante ao Airbus A320 e o Boeing 737 e deve se transformar numa alternativa doméstica a esses modelos ocidentais no futuro.
Embora não seja tão avançado quanto o A320 e 737, o C919 é uma aeronave de custo mais baixo e conta sobretudo com o “interesse” das companhias aéreas chinesas, que já garantiram ao menos 800 intenções de compra.
A grande interrogação a respeito do novo avião da COMAC são seus motores e aviônicos, de origem ocidental. A relação entre a China e os EUA têm passado por momentos delicados nos últimos anos e a tendência é que o clima piore ainda mais.
Resta saber como o C919 poderá atingir um ritmo de produção mais elevado se não contar com os motores Leap-1C, fornecido pela CFM, uma parceria entre a Safran (França) e a GE (EUA). O turbofan ACAE CJ-1000A, considerado um “clone” chinês e que é a solução final para o jato, ainda parece distante da certificação.
Quem comprar vai ouvir aquela frase “Não têm galantia, complô poque quis!”