O primeiro caça F-16 Bloco 70 da Força Aérea da Eslováquia realizou seu voo inaugural na sexta-feira, 29 de setembro, informou a Lockheed Martin.
O jato de combate em sua versão mais avançada faz parte de uma encomenda de 14 aeronaves fechada em dezembro de 2018. O primeiro F-16 havia sido revelado pela Lockheed no começo de setembro e deve ser enviado para a Europa nos próximos meses.
Os 14 novos caças substituirão os 13 MiG-29 desativados recentemente e que foram repassados à Ucrânia. A Eslováquia será o primeiro país europeu a contar com a variante atualizada do F-16.
Segundo a Lockheed Martin, seis nações selecionaram o F-16 Bloco 70/72, entre eles a Jordânia, que assinou um acordo para 12 jatos, e a Bulgária, que receberá mais oito aeronaves. A carteira de pedidos da aeronave já soma 146 unidades.
“A Força Aérea Eslovaca está dando passos significativos com as capacidades do F-16”, disse OJ Sanchez, vice-presidente e gerente geral do Integrated Fighter Group da Lockheed Martin. “A integração desta plataforma comprovada permitirá à Força Aérea Eslovaca salvaguardar eficazmente as suas fronteiras e estabelecer parcerias com aliados em toda a Europa, na OTAN e no mundo.”
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O F-16 eslovaco foi montado numa nova fábrica da Lockheed Martin que substituiu a linha de montagem original do caça, em Fort Worth, Texas. A unidade texana produz atualmente o F-35 Lightning II.
Os novos caças serão alocados na 81ª Ala Otto Smik, em Sliač. Os pilotos eslovacos já estão aptos a voar no F-16 desde 2021, após terem concluído treinamento nos EUA.