A Força Aérea da Ucrânia recebeu nesta quinta-feira, 6, o primeiro caça Dassault Mirage 2000-5, afirmou Sébastien Lecornu, Ministro das Forças Armadas da Franca.
“O primeiro deste aviões chegou hoje à Ucrânia,” disse ele no X, mas sem revelar mais detalhes. O governo francês já havia sinalizado que entregaria três aeronaves no primeiro trimestre de 2025.
O presidente francês Emmanuel Macron anunciou o repasse dos caças Mirage 2000-5 em junho de 2024 enquanto pilotos e pessoal de terra da Ucrânia realizavam treinamento para operá-los.
Segundo um relatório orçamentário divulgado pela Assembléia Nacional da França, seis de 26 caças Mirage 2000-5 estão previstos para serem repassados para a Ucrânia, mas o total poderá ser maior no futuro.
See also: First Mirage 2000-5 fighter jet arrives in Ukraine
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2024/06/mirage-2000-france-960x640.jpg)
Antes de serem enviados para a Ucrânia, os caças da Armée de l’air (Força Aérea da França) passaram por uma atualizaççao na Base Aérea de Cazaux a fim de serem capazes de realizar missões de ataque ao solo além de reforçarem seu sistema de guerra eletrônica.
Entre as principais melhorias estão a capacidade de lançar mísseis de cruzeiro Storm Shadow/SCALP-EG.
Substituição dos velhos MiG-29 e Su-27
Após ver sua frota de caças da era Soviética ser quase toda dizimada pelas forças russas desde a invasão militar em fevereiro de 2022, a Ucrânia apelou ao Ocidente para contar com aeronaves mais modernas.
O ex-presidente dos EUA, Joe Biden, finalmente autorizou o repasse de jatos F-16 da Noruega, Dinamarca, Bélgica e Holanda, que estão os substituindo pelos caças F-35, de 5ª geração.
![](https://www.airway.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Slovak_Air_Force_MiG-29AS-960x640.jpg)
A Força Aérea da Ucrânia passou por um longo treinamento para manejar os aviões que, a despeito da idade, são mais capazes que os Su-27 e MiG-29 que formavam a base da frota.
Os primeiros caças F-16 foram entregues em agosto passado, mas um deles caiu logo nas primeiras semanas em serviço.
Há a expectativa que a Ucrânia contará também com caças Gripen C/D enviados pela Suécia em um futuro breve.