O primeiro Cessna 408 SkyCourier destinado à Azul Conecta realizou na semana passada um voo nos Estados Unidos, enquanto se aproxima a chegada do novo modelo ao Brasil.
A aeronave, de número de série 408-0062, decolou de Wichita, no Kansas, no dia 11 de setembro com destino a Fort Worth, no Texas. O voo foi realizado já identificado como da empresa regional brasileira e durou cerca de uma hora e meia, segundo dados do AirNav Radar.
A aeronave usará a matrícula PS-ENE que substitui a N408NH, reservada pela Textron Aviation para o mesmo número de série. Wichita abriga as instalações onde a fabricante produz o modelo.
O PS-ENE permanecia em Fort Worth até esta quarta-feira (16), sem novos voos públicos registrados desde o deslocamento realizado cinco dias antes. A Azul Conecta ainda não informou quando a aeronave será transferida ao Brasil, mas ela já teria sido entregue oficialmente.
Siga AIRWAY: WhatsApp | Instagram | LinkedIn | Twitter | Facebook
Há relatos de que o SkyCourier deverá chegar ao país nas próximas semanas e realizar voos a partir de Viracopos durante outubro. Ainda não há confirmação da companhia sobre essa programação nem se os primeiros serviços serão destinados ao transporte de passageiros ou a atividades de familiarização e preparação operacional.

Dois SkyCourier para a Azul Conecta
A Azul Conecta confirmou em junho a aquisição de dois SkyCourier configurados para transportar 19 passageiros. O modelo será o primeiro avião bimotor operado pela subsidiária regional da Azul.
A empresa indicou inicialmente que pretende utilizar os novos turboélices principalmente na Região Norte, onde opera ligações para localidades com infraestrutura aeroportuária mais limitada. O SkyCourier também deverá ser empregado em fretamentos e operações dedicadas, além do transporte regular de passageiros.
A incorporação amplia a capacidade da Azul Conecta em relação ao Cessna Grand Caravan, modelo que constitui a maior parte de sua frota. Em configuração utilizada pela companhia, o monomotor transporta nove passageiros, enquanto o SkyCourier mais que dobra essa capacidade, com 19 lugares.
Além dos dois motores Pratt & Whitney Canada PT6A-65SC de 1.110 shp cada, o Cessna 408 é consideravelmente maior. Tem 16,8 metros de comprimento e 22 metros de envergadura, contra 12,7 metros e 15,9 metros, respectivamente, do Grand Caravan EX.

O peso máximo de decolagem também mostra a diferença entre as duas categorias. O SkyCourier chega a 8,6 toneladas, mais que o dobro das cerca de 4,1 toneladas do Grand Caravan EX. Sua velocidade máxima de cruzeiro é de 210 nós (389 km/h), enquanto o monomotor alcança 185 nós (343 km/h).
O SkyCourier foi desenvolvido pela Textron Aviation para operações regionais de passageiros e carga. O modelo entrou em serviço em 2022, inicialmente com a FedEx, cliente que teve papel importante no desenvolvimento da versão cargueira.
A configuração de passageiros utilizada pela Azul Conecta mantém características voltadas a operações em aeroportos menores, com alcance máximo divulgado de 920 milhas náuticas (1.704 km).
