A Textron Aviation entregou o primeiro turboélice SkyCourier configurado para passageiros, anunciou a empresa na terça-feira (23).
A aeronave da Cessna foi entregue para a Western Aircraft, empresa sediada no Havaí e será usada pela Lāna’i Air, que presta serviços de fretamento entre as ilhas de Oahu e Lāna’i.
Até aqui, a Textron havia finalizado apenas versões cargueiras da SkyCourier, a primeira das quais foi entregue para a FedEx em maio de 2022.
O bimotor turboélice pode transportar até 19 passageiros numa cabine espaçosa, porém, sem pressurização. Por outro lado, a aeronave pode ser convertida para outras atividades com facilidade, garante a Textron.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“O Cessna SkyCourier está a caminho de se tornar uma aeronave lendária para nossa empresa”, disse Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas Globais e Operações de Voo da Textron Aviation. “É altamente versátil, com flexibilidade de cabine, capacidade de carga útil, desempenho e baixo custo operacional, e já provou ser popular em todo o mundo.”
A aeronave da Cessna utiliza o consagrado motor PT6, da Pratt & Whitney, com hélices de quatro pás da McCauley Propeller C779.
O cockpit do SkyCourier é equipado com uma suíte de aviônicos Garmin G1000 NXi. O bimotor pode atingir até 200 nós de velocidade de cruzeiro (370 km/h) e oferece uma alcance máximo de 900 milhas náuticas (1.667 km).
O SkyCourier é um dos dois projetos clean-sheet da Textron Aviation. Além dele há também o Beechcraft Denali, um monomotor turboélice executivo previsto para iniciar serviço em 2025.
FAB de olho no SkyCourier
O desempenho e versatilidade do SkyCourier chamou a atenção de ninguém menos que a Força Aérea Brasileira (FAB). Recentemente, o Ministério da Defesa revelou que o serviço estuda adquirir a aeronave, possivelmente como substituto dos C-95 Bandeirante mais antigos.
A opção surge após a FAB ter abandonado o STOUT, projeto de um avião híbrido que seria desenvolvido com a Embraer.