Primeiro cliente na Ásia: jato Embraer C-390 é escolhido pela Coreia do Sul

Aeronave de transporte tático venceu concorrência da Força Aérea, superando o C-130J Hercules e o Airbus A400M. Acordo de R$ 2,66 bilhões deve incluir três aeronaves Millennium
Projeção do C-390 com as cores da Força Aérea da Coreia do Sul (Embraer)

A Embraer venceu mais uma concorrência e vai fornecer o jato de transporte tático C-390 Millennium para a Coreia do Sul, revelou a agência de notícias local Yonhap nesta segunda-feira, 4, confirmada horas depois pela Embraer.

A competição Large Transport Aircraft II (LTA II) (Aeronave Grande de Transporte) tinha como concorrentes o C-390 e os turboélices C-130J Hercules, da Lockheed Martin, e A400M Atlas, da Airbus. O valor inicial do contrato é de 710 bilhões de won, cerca de R$ 2,66 bilhões.

Em nota, a Embraer afirmou que o contrato também incluirá serviços de suporte, treinamento, equipamentos de apoio em solo e peças de reposição.

Nem o governo sul-coreano nem a Embraer quiseram revelar a quantidade de aeronaves que serão encomendadas por essa quantia, mas que o número provável é de três jatos.

O KC-390 é equipado com sistemas de controla 100% computadores (Embraer)

“Damos as boas-vindas à Força Aérea da República da Coreia por se juntar ao crescente número de forças aéreas que operam o C-390 Millennium – a mais moderna aeronave de transporte tático militar. Dia após dia, a aeronave tem comprovado sua capacidade de executar uma ampla gama de missões de forma extremamente eficiente, veloz e fácil de operar.”, disse Bosco da Costa Jr, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“Através deste projeto, espera-se que as capacidades em transporte aéreo e operações de manutenção da paz sejam reforçadas”, disse a Administração do Programa de Aquisição de Defesa (DAPA) em comunicado enviado à agência de notícias.

O primeiro C-390 deverá ser entregue em 2026 e contará com o suporte de empresas sul-coreanas que fecharam uma parceria com a Embraer em outubro do ano passado.

A Embraer deve chegar a 40 pedidos e compromissos pelo C-390 com a Coreia do Sul (Embraer)

Vitória improvável

O anúncio da vitória da Embraer na competição LTA II surpreendeu já que a Coreia do Sul é um grande aliado estratégico dos Estados Unidos no Pacífico.

A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) já é operadora do C-130J, do qual possui quatro aeronaves, além de 12 antigos Hercules.

O C-390 possui uma capacidade de carga maior que o C-130J (26 toneladas) e uma performance superior em quase todos os parâmetros. O Hercules, contudo, é uma aeronave amplamente utilizada no mundo e conta com o apoio do governo dos Estados Unidos para obter novos contratos.

C-130J da Coreia do Sul (weichen_kh)

A Coreia do Sul será a primeira cliente do C-390 Millennium na Ásia e elevará o total de encomendas e compromissos de compras para 40 aeronaves, caso as três unidades sejam confirmadas.

Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Até o momento, o avião multimissão da Embraer tem 19 pedidos do Brasil, cinco de Portugal e dois da Hungria, além de ter sido selecionado pela Holanda (cinco aeronaves), Áustria (quatro aviões) e República Tcheca (dois jatos).

YouTube video

Total
2
Shares
5 comments
  1. caro editor. a seleção pelo C-390 já está confirmada. inclusive com assinatura do contrato. não sei o motivo da desconfiança no programa.

  2. Oi Matheus, não é desconfiança, meu caro. Quando publicamos o artigo, a Embraer ainda não havia se pronunciado, mas quando atualizei o texto deixei passar um trecho onde havia a dúvida. Já corrigi, obrigado.

  3. Houve um erro na reportagem com relação ao preco em won.
    O correto seria aproximadamente 710 BILHÕES de won.
    Na conversão de hoje, 04/12 R$ 1,00 = 265 wons.

Comments are closed.

Previous Post

Quais eram as maiores empresas aéreas do mundo em 1958? Uma brasileira estava no Top 10

Next Post

Boeing mostra “juízo” e não aceita condições da Força Aérea dos EUA para novo avião do “juízo final”

Related Posts
Total
2
Share