Equipes de pilotos da Israel Aerospace Industries (IAI) realizaram na sexta-feira (25) o voo inaugural de um Boeing 777-300ER de passageiros convertido em cargueiro. O “Big Twin”, como foi batizado pela empresa israelense, é o primeiro 777 do mundo modificado para o transporte de cargas.
Segundo a IAI, o programa de conversão do 777-300ER está atualmente na fase final de certificação pelas autoridades de aviação civil. A aeronave com adaptações é preparada para transportar 101,6 toneladas de carga. Trata-se do maior cargueiro bimotor do mundo, superando até mesmo o 777F (baseado do 777-200) que é oferecido novo de fábrica pela Boeing.
O programa em desenvolvimento desde 2019 tem uma carteira de pedidos firmes por mais de 60 aeronaves com entregas programadas para os próximos cinco anos, de acordo com a empresa de Israel. O projeto de conversão do 777-300ER tem a participação da AerCap, a maior empresa de arrendamento de aeronaves do mundo.
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IAI has successfully concluded the 1st flight of a B777-300ER passenger aircraft after converting this to a cargo configuration for AerCap
On conclusion of the certification process by the Civil Aviation Authorities, The Big Twin will be the 1st twin engine aircraft of this type pic.twitter.com/7Bk3xUprLt
— Israel Aerospace Industries (@ILAerospaceIAI) March 24, 2023
O processo de modificação do Big Twin é realizado em Tel Aviv pela IAI, empresa tradicional no ramo militar, mas que também tem uma longa experiência na conversão de aviões comerciais para outras funções, como aviões de reabastecimento aéreo e cargueiros.
O 777 é o modelo mais recente no catálogo de conversões de carga da IAI, que também trabalha com os Boeing 747-400, 767-200 e -300 e os 737-700 e -800. A empresa ainda não informou quando pretende entregar o primeiro Big Twin ao serviço.
Mercado promissor
A AirCap prevê que o programa de conversão de cargueiros 777-300ER da IAI pode garantir mais de 150 pedidos até 2030. O preço para converter a aeronave ainda não foi divulgado, mas entende-se que esteja na faixa dos US$ 35 milhões por aparelho.
Tal valor é apenas uma fração do preço de um 777F “zero km” original de fábrica, que custa cerca de US$ 352 milhões. Desde 2009, quando lançou a variante de carga, a Boeing recebeu 319 pedidos pelo modelo e entregou 239 exemplares.