Caças supersônicos, cargueiros de grande capacidade, jatos comerciais, helicópteros… A indústria chinesa já produz variados tipos de aeronaves, incluindo até um hidroavião elétrico. Fato celebrado pela mídia estatal na China, nesta semana ocorreu, na província de Gansu, a entrega do RX1e-S, o primeiro hidroavião do mundo com motorização elétrica.
A aeronave foi projetada pela Liaoning General Aviation Academy (LGAA), um instituto de pesquisas sobre aviação geral com sede em Liaoning. O avião com flutuadores é baseado no monomotor elétrico RX1e, da fabricante chinesa Liaoning Ruixiang Aircraft – empresa pioneira na produção de aviões elétricos na China.
Tal como o avião elétrico que serviu para a base do projeto, o RX1e-S tem capacidade para dois ocupantes. A LGAA diz que o hidroavião tem custo de utilização e manutenção baixos, além de exigir pouca infraestrutura para operar.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
“A aeronave apresenta um design aerodinâmico eficiente, alta relação de aspecto, bom desempenho de planeio e alta relação sustentação-arrasto”, disse Xue Jijia, vice-chefe de design da LGAA, ao China People’s Daily.
Segundo Jijia, o novo hidroavião elétrico tem diversas aplicações. “Ele pode ser usado no treinamento de pilotos, transporte privado, passeios turísticos, fotografia aérea e levantamento e mapeamento aéreo.”
Este foi a segunda grande conquista da aviação chinesa nos últimos dias relacionada à Liaoning Ruixiang Aircraft. Na semana passada, a fabricante fez o primeiro teste de voo com o RX4HE, o primeiro avião com motor a combustão de hidrogênio projetado na China.
Canadá bateu na trave
Em desenvolvimento há alguns anos, o ePlane, um hidroavião DHC-2 Beaver convertido com motor elétrico, era esperado como o pioneiro nesse campo da aviação. No entanto, a aeronave modificada pela magniX em parceira com a companhia regional canadense Harbour Air Seaplanes, ainda está em fase de testes e não tem uma data definida para estrear.