O primeiro jato executivo Learjet 23 produzido em série e entregue a um cliente será restaurado nos Estados Unidos. O trabalho, que visa ainda recolocar a aeronave em condições de voo, é uma ação da Classic Learjet Foundation, um grupo de ex-funcionários da antiga fabricante fundada por William Powell Lear.
A aeronave com número de produção 23-003 foi entregue pela Learjet em 13 de outubro de 1964 e voou pela última vez em 1998. A fundação com sede em Wichita, no Kansas, mesmo local onde Lear criou sua própria marca de aviões, adquiriu o raro modelo por US$ 90.000.
Siga o AIRWAY nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O ex-proprietário do jatinho, sabendo de seu valor histórico, guardou o modelo por muitos anos, como relatou o website Ain. A aeronave estava estacionada a céu aberto há 12 anos em um aeroporto em Barton, na Flórida, onde sofreu com as intempéries climáticas da região, incluindo danos causados por tornados.
“A aquisição financeira da aeronave completa um dos principais objetivos da missão da Classic Learjet Foundation de restaurar e operar o primeiro jato executivo do mundo construído especificamente como parte de um programa histórico”, disse o presidente da fundação, Bill Kinkaid, ao site americano. “Este marco ocorre menos de um ano após a criação da fundação em agosto de 2022.”
Ícone da aviação executiva
Conhecida nos tempos atuais como uma família de jatos executivos da Bombardier, a Learjet foi no passado uma companhia independente. A empresa foi fundada no final da década de 1950 pelo engenheiro norte-americano William Powell Lear.
O primeiro avião fabricado pela marca foi o Learjet 23, um dos primeiros jatos executivos da história. O primeiro protótipo da aeronave (o modelo 23-001, perdido em um acidente em 1964) voou em 7 de outubro 1962. Posteriormente, o jato evoluiu incorporando novos recursos e foi produzida em 10 versões diferentes.
A Bombardier assumiu o controle da Learjet em 1990 e investiu pesado da família. Em 1997, a empresa lançou o modelo Learjet 45, o primeiro com design estrutural atualizado desde o modelo pioneiro Learjet 23.
Os Learjet são alguns dos jatos leves mais rápidos do mercado, com velocidade de cruzeiro acima de 800 km/h. O modelo hoje é conhecido pelos baixos custos operacionais e preços de aquisição convidativos. O Learjet 75 Liberty, a última versão lançada pela Bombardier, custava US$ 9,9 milhões.
Após 60 anos de produção ininterrupta, o último Learjet foi entregue pela Bombardier em março de 2022. Das mais de 3.000 unidades da série produzidas, cerca de 2.000 aeronaves seguem em serviço.