O impacto das restrições impostas ao fornecimento de componentes para o jato comercial MC-21 continua a acusar atrasos no programa.
Por conta desse imprevisto, a aeronave de 211 assentos produzida pela Irkut só deverá entrar em serviço no segundo semestre de 2022. De acordo com Yuri Slyusar, CEO da United Aircraft Corporation, o primeiro MC-21 será entregue para a companhia Rossiya Airlines no verão de 2022, ou seja, a partir do final de junho.
“O mais novo avião russo de médio alcance MC-21 começará a operar voos regulares já em 2022”, disse o chefe da UAC em entrevista a um canal de TV russo.
Quatro aeronaves de produção em série serão concluídas no ano que vem, quando é esperada a certificação pela autoridade de aviação civil da Rússia. O programa de testes em voo tem sido intensificado, segundo relatos no país.
Somente em agosto, três dos quatro protótipos da variante MC-21-300, equipada com motores PW1000, completaram mais de 94 horas de voo. Além deles, existe ainda uma aeronave de teste do MC-21-310, que utiliza o turbofan russo PD-14.
A suspensão do fornecimento de componentes para o MC-21 obrigou a UAC a contratar empresas locais para substituir os fornecedores ocidentais. Um dos pontos mais críticos foram as asas em material composto, mas que acabaram sendo assumidas pela empresa AeroComposite.
O primeiro conjunto de asas foi entregue em maio e já foi instalado em uma aeronave de produção seriada, que deverá realizar o voo inaugural em dezembro.
Putin afirmou durante anúncio em agosto que o MC-21 ocupará 57% do mercado doméstico de aeronaves de um corredor até 2030.